Desembargador San Juan França despede-se da magistratura paulista

        O desembargador Luiz Augusto San Juan França participou hoje (15) de suas últimas sessões de julgamento no 7º Grupo de Câmaras de Direito Criminal e na 13ª Câmara da mesma Seção. Em ambas as ocasiões, ele exerceu a Presidência e foi congratulado em razão de sua aposentadoria, que será publicada amanhã.

        As homenagens iniciaram-se na sessão do Grupo e tiveram a marca da amizade. O desembargador Walter da Silva deu demonstrações de admiração e carinho. “Quero destacar o legado que o desembargador San Juan França deixa na magistratura paulista. Com a sua saída quem perde são a sociedade e nós, juízes, que muito aprendemos com seus ensinamentos. Seja feliz nessa nova caminhada.”

        O vice-presidente do TJSP, Eros Piceli, representando o presidente José Renato Nalini, prestigiou o colega, assim como os presidentes das Seções de Direito Privado e Público, Artur Marques da Silva Filho e Ricardo Mair Anafe, respectivamente. “É fácil falar de um amigo. França marcou muito a vida deste Tribunal e a minha também. A vida é formada por ciclos e a gente vai vencendo cada ciclo. Infância, juventude, o profissional. Feliz é você, por ter vencido este ciclo tão brilhantemente na nossa querida magistratura de São Paulo. Seja feliz, aproveite a vida”, afirmou o vice-presidente.

        O presidente da Seção de Direito Criminal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, saudou o amigo de décadas. “É uma honra estar aqui presente, pois somos amigos, e esta amizade perdura já por 50 anos, por toda uma vida. França é um magistrado extraordinário, como é de conhecimento de todos. Ele é um homem que possui uma sensibilidade muito grande, com um comportamento profissional e social exemplares, que só dignificou a magistratura. Desejo que você seja mais feliz do que já é, feliz na sua profissão, feliz na sua família. Isso é o que realmente importa na vida. Aproveite cada momento de sua vida”, declarou.

        O desembargador Roberto França Carvalho disse sentir-se honrado por ter convivido com o homenageado de forma fraterna e amiga. “Trabalhei como seu revisor durante mais de uma década neste Colendo 7º Grupo de Câmaras e na 13ª Câmara de Direito Criminal. Durante esse longo período, pude constatar o seu zelo, sempre preocupado em promover a Justiça. Deixará saudade e um imenso vazio. Espero que com alegria, saúde, junto à sua família, tenha uma feliz e longa aposentadoria e possa repetir com orgulho as palavras de São Paulo: ‘Combati o bom combate e guardei a fé!’”

        O desembargador Luiz Antonio Cardoso, da 3ª Câmara Criminal, agradeceu ao amigo de longa data, que conheceu na Comarca de Lorena, ocasião em que ocupava o cargo de oficial de Justiça e o homenageado, o de juiz de Direito. “Se alcancei essa posição de destaque, esse cargo de desembargador o qual ocupo hoje, foi justamente porque Vossa Excelência me mostrou os caminhos a serem seguidos. Ficam aqui os mais sinceros agradecimentos em meu nome e em nome de todos os funcionários da Comarca de Lorena, os quais o senhor ajudou como só um pai o faria.”

        San Juan França recebeu também os cumprimentos dos desembargadores Renê Ricupero, Luiz Augusto de Siqueira, Fernando Torres, Hermann Herschander, Marco De Lorenzi, Miguel Marques e Silva e da procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner.

        Muito emocionado, ele agradeceu pelas palavras dos oradores que o felicitaram – alguns deles amigos de infância – e saudou também os familiares, especialmente a esposa, Marília, pela dedicação incondicional. “Com emoção, despeço-me de minhas atividades profissionais. Dispo a toga com o orgulho de quem jamais traiu suas convicções, com a consciência tranquila de quem cumpriu rigorosamente o seu dever. Encerro minhas atividades satisfeito comigo mesmo. E por derradeiro não poderia deixar de mencionar este 7º Grupo de Câmaras, onde pude encontrar colegas cujos valores transcendem o simples cumprimento das obrigações, priorizando o interesse comum e coletivo da Justiça. Desejo agradecer a todos os colegas com quem convivi neste 7º Grupo, à procuradora de Justiça Tereza Cristina, aos nossos dedicados funcionários. Obrigado a todos.”

        Na 13ª Câmara de Direito Criminal, San Juan França recebeu homenagens do juiz substituto em 2º grau Maurício Valala, do juiz auxiliar Laerte Marrone de Castro Sampaio, do desembargador Luiz Augusto de Siqueira e do procurador de Justiça Edson Sina Festonai. Foram reiteradas as homenagens recebidas no 7º Grupo de Câmaras e todos desejaram a ele felicidade e muito sucesso na nova etapa da vida, junto dos familiares.

        Antes de dar sequência à sessão de julgamento que presidia, o desembargador agradeceu pelas palavras elogiosas dos integrantes da Câmara e do procurador de Justiça e estendeu as congratulações aos advogados e funcionários. “Dediquei meus melhores esforços no desenvolvimento de minha atividade jurisdicional. Sinto-me feliz e sou grato a todos.”

                       

        Currículo Luiz Augusto San Juan França é natural de São Paulo, nascido em 1944. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, turma de 1968. Ingressou na magistratura em 1972 e atuou nas comarcas de Campinas, Ribeirão Preto e Lorena. Foi promovido a juiz auxiliar da Capital em 1979 e a juiz titular da 1ª Vara Criminal do Foro Regional de Santo Amaro em 1984. Tornou-se juiz, em 1993, do Tribunal de Alçada Criminal. Em 2005 assumiu o cargo de desembargador do TJSP.

           

        Comunicação Social TJSP – VG (texto) / AC e RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP