Gonzaga Franceschini se despede da Câmara Especial

        A exemplo do que aconteceu em sua última sessão no Órgão Especial e no 4º Grupo de Câmaras de Direito Público, o desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini também recebeu o carinho dos colegas da Câmara Especial antes de sua aposentadoria.

        O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Eros Piceli, que preside a Câmara, explicou que o amigo não poderia deixar de ser homenageado, já que a presidiu por dois anos a Câmara Especial. “Franceschini é exemplo no trabalho pela capacidade de julgamento, pelo bom senso, educação ímpar e seriedade. Quero desejar muita saúde e paz. Existe, além da magistratura, muita coisa a ser feita e tenho certeza que saberá trilhar muito bem esse merecido caminho. Parabéns pela sua vida e pelo exemplo que nos deixou.”

        O corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, que não integra a Câmara Especial, mas que compareceu à sessão para saudar o colega, fez questão de reiterar o que havia dito na homenagem do Órgão Especial. “O desembargador Franceschini é um grande magistrado e amigo, mas acima de tudo é um homem bom. Desejo toda a felicidade. Terá sempre a nossa amizade.”

        O presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, ressaltou os momentos de convivência e parabenizou-o por sua trajetória. “Ele nos deu verdadeiras lições de camaradagem, bondade e gentileza. É uma mente brilhante. Parabéns.”

        De acordo com o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, o que mais chama atenção no colega é o fato de que ele, essencialmente, é um homem bom. “Isso para mim é o que efetivamente interessa. A minha admiração pelo desembargador vem de muito tempo. Ele é um daqueles homens que vêm ao mundo para disseminar o bem”, disse.

        O presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, também enfatizou as qualidades do decano, especialmente sua bondade, e falou sobre a honra de trabalhar ao seu lado. “É uma satisfação imensa participar dessa homenagem ao desembargador Franceschini, pessoa extremamente humilde e capacitada. Desejo felicidades nessa nova etapa.”

        A procuradora de Justiça Wanderleya Lenci falou em nome do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa. “Nós, da Procuradoria, desejamos muitas alegrias e sucesso nos desafios que virão. E que continue levando a todos seu enorme conhecimento.”

        A juíza assessora do Decanato, Daniela Maria Cilento Morsello, também fez questão de proferir algumas palavras: “Sua aposentadoria certamente deixará uma lacuna na magistratura bandeirante. Desejo que possa colher e saborear, com as bênçãos de Deus, os frutos que tão sabiamente soube plantar e cultivar ao longo de sua profícua carreira”.

Também fizeram uso da palavra desembargadores Antonio Carlos Tristão Ribeiro e Sidney Romano dos Reis, além dos juízes Cláudia Grieco Tabosa Pessoa, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, Cláudia Lúcia Fonseca Fanucchi, Marcelo Coutinho Gordo e Carlos Dias Motta.

        Em seu discurso, o homenageado disse que se afasta do honroso convívio com sensação de dever cumprido. “É enorme o apego que me prende a esta casa, da qual em espírito jamais poderei me desligar. Na magistratura fiz grandes amizades, levarei muitas saudades do carinho que sempre recebi, das pessoas que sempre convivi, especialmente dos colegas e dos servidores”, finalizou emocionado o decano do TJSP, que agradeceu a todos os amigos pelas palavras de carinho.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP