TJSP implanta piloto de sistema para transmissão eletrônica de ordens judiciais

        O Tribunal de Justiça de São Paulo implantou hoje (30) o piloto de um projeto que vai ajudar na eliminação do uso do papel na tramitação das ordens judiciais: o SerasaJud. A nova ferramenta digital de trabalho faz parte de um convênio firmado com a Serasa Experian para obter informações da base de dados cadastrais da empresa e reduzir o tempo de tramitação dos processos judiciais.
        Com a novidade, o Judiciário utilizará certificados digitais para acesso ao sistema e garantirá agilidade, economia e segurança às informações. Para atender ao objetivo de celeridade processual pretendida pelo convênio, a ideia é que as solicitações enviadas pelo Tribunal sejam cumpridas em até 48 horas pela empresa. 
        No encontro, realizado na Sala do Servidor do Fórum João Mendes, uma equipe da Serasa Experian apresentou a nova ferramenta, esclareceu dúvidas e colheu sugestões para o aperfeiçoamento do sistema. Inicialmente, o projeto será direcionado aos magistrados e servidores das 45 varas cíveis do Fórum João Mendes e das duas varas do Juizado Especial Cível Central. Gradativamente, será expandido para todo o Estado.
        O juiz assessor da presidência para assuntos de Tecnologia da Informação, Gustavo Santini Teodoro, explicou que o projeto surgiu por meio do provimento nº 2.039/13, do Conselho Superior da Magistratura, após um ano e meio de trabalho para criar um sistema que atendesse melhor às necessidades do tribunal. “Sem duvida, é uma ferramenta que pode contribuir para reduzir o tempo de tramitação dos processos, especialmente no que diz respeito àquelas anotações e informações que estão disponíveis no banco de dados da Serasa, como o endereço das partes, e que até agora são requisitadas em papel.”
        Gustavo Santini também esclareceu que um dos fatores que possibilitaram a adoção dessa ferramenta foi o aprimoramento da utilização do certificado digital pelo TJSP. “O sistema já foi modelado pensando nisso, de modo a garantir a autenticidade e a segurança das informações que tramitam entre os servidores da Serasa e do Tribunal de Justiça”, concluiu. 
        Para o secretário de Primeira Instância, Pedro Cristovão Pinto, o sistema possibilitará um contato mais rápido da unidade judiciária com a Serasa. “Diminuirá a utilização de papéis porque, tão logo o juiz assine o ofício, a informação será inserida no sistema, sem a necessidade de impressão, além de possibilitar redução no tempo de resposta.”
        

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
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