TJSP apresenta Projeto Piloto de Sustentabilidade

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), promoverá, na próxima terça-feira (19), o lançamento do Projeto Piloto de Sustentabilidade, com uma palestra sobre reciclagem da bituca de cigarro.

        O evento – que contará com apoio do Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor do Tribunal de Justiça (Cetra) – está previsto para ter início às 10 horas, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, e terá como palestrante Jorge Barbosa, responsável pela empresa que fornecerá os cinzeiros para coleta das bitucas. A previsão é que os bituecos – nomes dos recipientes coletores de bitucas – sejam disponibilizados em todas as portas do Palácio da Justiça durante 40 dias.

         Reciclagem - O processo de reciclagem da bituca é realizado através da técnica de destruição dos agentes contaminantes, que viabiliza o tratamento do material, tornado matéria-prima em companhias siderúrgicas e cimenteiras. Além disso, após ser reciclada, a bituca pode se transformar em papel e ser usada na elaboração de capas de caderno.

           

        Confira algumas curiosidades que envolvem a bituca de cigarro:

 

        - A bituca leva, em média, 4 anos para se decompor;

        - Em São Paulo, são descartadas, diariamente, 34,2 milhões delas nas ruas;

        - Cada bituca possui 4.720 agentes tóxicos;

        - Por dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o mundo;

        - As bitucas podem causar incêndio e, quando acumuladas, ajudam a causar enchentes.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / MC (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP