TJSP instala 2ª Vara Judicial em Guaíra

        “A instalação da 2ª Vara Judicial era algo muito esperado em Guaíra e região. Também representa um alívio para a enorme carga de trabalho suportada pelos juízes”. A frase do coordenador da 14ª Circunscrição Judiciária, desembargador Fábio de Oliveira Quadro, resumiu de forma feliz o sentimento das pessoas presentes – e do próprio jurisdicionado – à cerimônia de instalação da 2ª Vara Judicial de Guaíra ontem (24). A solenidade reuniu representantes do Poder Público local e foi conduzida pelo magistrado, que no ato representou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori.

        A vara inaugurada, que está sob a direção da juíza Renata Carolina Nicodemos Andrade, está instalada em imóvel cedido e reformado pela Prefeitura, onde funcionava um posto de saúde municipal. Há instalações para o gabinete da magistrada, salas de audiências e de conciliação, ofícios cível, criminal e do Juizado Especial Cível e Criminal, além de espaços para o setor técnico de assistência social e copa.

        O juiz Anderson Valente, titular da 1ª Vara e diretor do fórum, representou o diretor da Escola Paulista da Magistratura e cumprimentou todos os que compareceram ao Salão do Júri. “A inauguração da 2ª Vara traz grande júbilo à cidade de Guaíra e é fruto de empenho de vários anos. Mostra, acima de tudo, o respeito recíproco entre o Tribunal de Justiça e o município”, afirmou em discurso. “O momento desta instalação é especialmente honroso, porque ocorre durante a presidência do desembargador Ivan Sartori, que tem trazido esperança e liderança e deixando magistrados e servidores orgulhosos de compor este Egrégio Tribunal.”

        Em seguida, o presidente da subseção local da OAB, Luiz Roberto Bonjorno – que representou o presidente da Seção São Paulo –, parabenizou Tribunal e Prefeitura pelos esforços empreendidos para a instalação da 2ª Vara Judicial. “A realização desta cerimônia é motivo de grande alegria para advogados e advogadas, que também se esforçaram desde o primeiro instante para a melhoria da prestação jurisdicional.”

        Para o promotor de Justiça de Guaíra, Walter de Souza Vicentini Vilela, representando o procurador-geral de Justiça do Estado, a vara nova representa a construção de mais um degrau da estrutura do Judiciário paulista. “Ela contribui de maneira efetiva para o fortalecimento da Justiça e o aprimoramento da atividade jurisdicional na comarca”, declarou. “O Ministério Público rende homenagens e agradecimentos a todos aqueles que contribuíram, de uma forma ou de outra, para a concretização deste momento.”

        O prefeito de Guaíra, Sergio de Mello, agradeceu a todos pela presença na cerimônia e anunciou que um terreno foi ofertado pelo município ao TJSP para a construção de um novo fórum. “É uma área de cerca de 22 mil m², em local de fácil acesso à população e a quem vem de fora. É um pequeno esforço, mas imprescindível, para a ampliação da prestação jurisdicional”, afirmou o prefeito.

        O desembargador Fábio de Oliveira Quadros, ao encerrar a sessão, agradeceu ao presidente Ivan Sartori pela oportunidade de representá-lo na ocasião. Também agradeceu ao Poder Público municipal pela parceria profícua em prol da melhoria dos serviços judiciais.

        Prestigiaram, ainda, a solenidade a vereadora Ana Beatriz Coscrato Junqueira, representando o presidente da Câmara Municipal; o vice-prefeito de Guaíra, Denir Ferreira Santos; o juiz da Comarca de Barretos Luciano de Oliveira Silva, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); a titular da 2ª Vara de Guaíra, magistrada Renata Carolina Nicodemos Andrade; o delegado de polícia seccional de Barretos, Edson João Guilhem; os delegados de polícia de Guaíra, Evandro Abrão Nacle e Rafael Faria Domingos; o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, capitão PM André Luiz Hannckel; o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Aparecido Izaías; magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia, policiais, jurisdicionados e cidadãos.

 

        A comarca – Guaíra possui 39.314 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e está inserida na 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos, que por sua vez faz parte da 8ª Região Administrativa Judiciária. A comarca, de entrância inicial, agora conta com duas varas cumulativas e um Juizado Especial Cível e Criminal. Cerca de 12 mil processos estavam em andamento até o final de agosto. No fórum trabalham 50 servidores, e 100 pessoas, em média, circulam no prédio de segunda a sexta.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DG (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP