COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra: ‘Primeira Infância - O Alicerce do Ser Humano’

EDITAL 

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra PRIMEIRA INFÂNCIA - O ALICERCE DO SER HUMANO, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 26 de setembro de 2023, sob a coordenação do desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, que será realizada no Auditório da Escola Judicial dos Servidores - EJUS, situado na Rua da Consolação, 1483, 8º andar – São Paulo/SP e pela plataforma Microsoft Teams, no dia 17 de novembro de 2023. 

 

OBJETIVOS: Sensibilizar pais e adultos educadores para que compreendam a importância de seu papel na formação da criança na 1ª infância e saibam como educar pelo e para o amor. Só assim poderemos constituir uma sociedade na qual todos possam viver sem medo uns dos outros algum dia. Trazer conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da ação do adulto ao longo da 1ª infância na construção da cognição, da afetividade e da identidade para que esta criança possa desenvolver-se de maneira saudável física e emocionalmente e possa tornar-se uma pessoa e um/a cidadã/o responsável, produtivo e amoroso. Discutir o papel dos pais e dos adultos educadores na educação das crianças. 

  

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.  

 

VAGAS OFERECIDAS:  

 

MODALIDADE PRESENCIAL: 100 (cem) vagas  

 

 

 

MODALIDADE A DISTÂNCIA: 10.000 (dez mil) vagas  

 

Público interno e externo: Clique aqui para acessar o evento. 

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: das 9h de 10 de outubro às 18h de 10 de novembro de 2023. 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

3. A participação na modalidade a distância está dispensada do ato de inscrição, bastando acessar o link do evento. 

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO:  

 

Data: 17/11/2023 (sexta-feira)  

 

Horário: das 10h às 12h 

 

Tema: Primeira infância - o alicerce do ser humano. 

 

Conteúdo programático: Desenvolvimento cognitivo dos 0 aos 7 anos – características da faixa etária e dicas de como favorecer esse desenvolvimento. Desenvolvimento emocional - características da faixa etária e dicas de como favorecer esse desenvolvimento. O que é proteger, abandonar e superproteger. Perigos do abandono e da superproteção. Limites – por que é tão importante colocar limites. Como colocar limites de forma segura e amorosa. Como dialogar com a criança pequena. A afetividade como fio integrador e energético do desenvolvimento e da aprendizagem. Qual o lugar dos pais na educação das crianças? A triangulação no amor – é preciso espaço para mais um. 

 

Palestrante: Carmen Silvia Carvalho - Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano (Universidade de São Paulo). Ministra cursos, workshops e palestras sobre Cultura da Paz. É conselheira e professora na Associação Palas Athena Brasil. Facilitadora do projeto “Se liga moçada” de prevenção à violência contra a mulher. Atua com atendimento psicopedagógico e orientação de pais. Coordenação do curso de Cultura da Paz e tecnologias da convivência em 2021 - Palas Athena. Assessoria para equipe de Mediação de conflitos da Diretoria Regional de Ensino de Vila Brasilândia e Freguesia do Ó, em 2022. 

 

METODOLOGIA: Aula expositiva 

 

LOCAL: Auditório da Escola Judicial dos Servidores – EJUS, situado na Rua da Consolação, 1483 – 8º andar - São Paulo/SP, próximo ao metrô Higienópolis-Mackenzie (Linha 4 – Amarela). 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP