Comunicação Social

Notícia

População de São Carlos e região participa de audiência pública

    A população de São Carlos e região participou ontem (12/11) de audiência pública no Salão do Júri do fórum criminal local.
    Durante a audiência, qualquer pessoa das localidades da circunscrição, pode fazer críticas e sugestões pessoalmente ao corregedor geral  da Justiça e seus juízes assessores. Quando há necessidade ou a pessoa solicitar, ela será ouvida por um juiz assessor da Corregedoria num local  reservado.
    Entre as manifestações de ontem, houve reclamações da demora no andamento processual, bem como sugestão para que as cartas precatórias sejam dirigidas ao setor responsável da capital por meio de protocolo integrado, evitando que a parte interessada tenha que ir a São Paulo para dar entrada.  Houve ainda elogios pela iniciativa de audiência e a representante da Defensoria Pública(foto) salientou a importância de a alta cúpula do TJ ir  até as comarcas para ouvir a população.
    “O Judiciário é transparente. Estamos aqui para servir à sociedade. É a oportunidade de prestarmos contas”, ressaltou o corregedor, desembargador Gilberto Passos de Freitas.
    As audiências públicas foram instituídas no ano passado e, desde então, já se realizaram em Avaré, Botucatu, Osasco, São Paulo (Santo Amaro), Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barueri, Guarulhos, Santos, Itanhaém e São Carlos. 
    Além da audiência pública, está sendo realizadas visitas ordinárias de correição na comarca de São Carlos e na de Araraquara por uma equipe de juízes da Corregedoria Geral. A correição faz parte do trabalho de fiscalização do TJ para verificar o andamento dos serviços judiciários prestados. Não significa, no entanto, que há irregularidades nos locais visitados. 
    Durante os trabalhos também são recebidas informações ou queixas dos serviços forenses e os atos praticados nas unidades cartorárias da comarca.  As reclamações são registradas e respondidas assim que  verificadas. 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP