Comunicação Social

Notícia

Cláudia Tabosa Pessoa e Fernando Simão assumem o cargo de desembargador

        Dois magistrados assumiram hoje (3) o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo: Cláudia Grieco Tabosa Pessoa e Fernando Geraldo Simão. A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), colegas magistrados, funcionários e familiares.

        O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, ao saudar os novos integrantes do Tribunal, elogiou seus currículos e agradeceu pelos anos dedicados ao Judiciário paulista. “O TJSP, nessa renovação que faz parte da vida da instituição, está orgulhoso da trajetória dos magistrados empossados.” O vice-presidente Eros Piceli, o corregedor-geral Hamilton Elliot Akel e o presidente da Seção Criminal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, também fizeram uso da palavra e deram as boas-vindas aos novos desembargadores. Também prestigiaram a solenidade o presidente da Seção de Direito Privado, Artur Marques da Silva Filho, e o presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Mair Anafe.

        Cláudia Pessoa falou sobre a emoção de galgar um lugar no maior Tribunal de Justiça do mundo, após tantos desafios ao longo da carreira. O primeiro deles foi o próprio ingresso na magistratura em uma época que havia poucas mulheres juízas. “A vida não é o que se viveu, mas, sim, o que se lembra, e como se lembra de contar isso", disse, ao citar o escritor colombiano Gabriel García Márquez. Também fez questão de agradecer à família, aos amigos e funcionários e, especialmente, ao esposo, Fábio Guidi Tabosa Pessoa, que também assumiu o cargo de desembargador recentemente. A posse solene de ambos será na mesma cerimônia, fato inédito no TJSP.

        Fernando Simão falou sobre sua paixão pela magistratura e seu orgulho em assumir o cargo. “Eu vivo e respiro o Poder Judiciário. Comecei a prestar serviços ao Tribunal há mais de 40 anos, como menor colaborador. Passei por diversos cargos e há 30 anos ingressei na magistratura. Hoje meu coração transborda de felicidade, pois tenho um sonho realizado.” Como sua posse foi administrativa e solene, ele fez o juramento e recebeu o Colar do Mérito Judiciário, a mais alta honraria da Justiça paulista, colocado por seu filho caçula, Lucas.

 

        Claúdia Grieco Tabosa Pessoa – paulistana, nascida em 1964, concluiu o curso de Direito pela Universidade de São Paulo no ano de 1987. Sua carreira na magistratura teve início no ano seguinte, como juíza substituta da 48ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guaratinguetá. Ao longo da carreira, judicou também em Quatá, Taboão da Serra e na capital. Foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º grau em 2010.        
        Fernando Geraldo Simão
– nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo no ano de 1959. Formou-se pela Faculdade de Direito de Bauru – turma de 1985. Trabalhou como menor colaborador eventual, auxiliar, escrevente e oficial do TJSP, antes de ingressar na magistratura, em 1985. Iniciou a carreira como juiz substituto da 31ª Circunscrição Judiciária com sede em Marília e também trabalhou em Bauru, Promissão, Pirajuí, Indaiatuba, São José do Rio Preto e São Paulo. Assumiu o cargo de juiz substituto em 2º grau no ano de 2010.

         

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)        
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP