Comunicação Social

Notícia

TJSP prestigia posse do defensor público-geral do Estado

        O corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel, representou o Judiciário paulista na solenidade de posse do defensor público-geral do Estado, Rafael Valle Vernaschi, ocorrida ontem (26) no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ele estará à frente da instituição no biênio 2014/2016 e substitui a ex-defensora pública-geral Daniela Sollberger.

        Também foram empossados os conselheiros eleitos para o Conselho Superior da Defensoria Pública paulista: Horácio Xavier Franco Neto, Wagner Ribeiro de Oliveira, Luiz Eduardo de Toledo Coelho, Augusto Guilherme Barbosa, Rafael Bessa Yamamura, Bruno Ricardo Miragaia Souza, Alexandre Orsi Netto e Pedro Antonio de Avellar.

        Rafael Vernaschi é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) entre 2010 e 2012, conselheiro consultivo da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) e conselheiro eleito do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de 2012 a 2014.

        Em discursos, Daniela Sollberger, a secretária da Justiça, Eloisa Arruda – que representou o governador do Estado –, e o presidente da Apadep, Leonardo Scofano, desejaram sucesso à nova direção da Defensoria. “Este é um momento de júbilo e de consagração de uma instituição bastante jovem, que surgiu pelo clamor do povo por acesso à Justiça”, afirmou Eloisa.

        O novo defensor-geral comprometeu-se a trabalhar por uma Defensoria Pública mais moderna e cada vez menos burocratizada e a propiciar elevado nível de prestação de serviço à população mais carente. “Renovo, aqui, o compromisso da instituição com os cidadãos mais necessitados de amparo estatal. Apenas com a soma de esforços é que se chegará à paz social.”

        Compuseram a mesa de honra da cerimônia Rafael Vernaschi, Hamilton Elliot Akel, Eloisa Arruda, o procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; a corregedora-geral da Defensoria, Márcia Garutti; e o deputado federal Paulo Teixeira.

        Também prestigiaram a solenidade de posse o presidente da Seção Criminal do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Miguel Petroni Neto; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Paulo Adib Casseb; o procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos; o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; integrantes da magistratura, do Ministério Público e das advocacias pública e privada; representantes dos Três Poderes; servidores públicos; amigos e familiares dos empossados.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP