Comunicação Social

Notícia

TJSP instala Vara Criminal da Comarca de Olímpia

Presidente Nalini retornou à comarca na qual foi substituto na década de 70


        O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, na sexta-feira (6), a Vara Criminal da Comarca de Olímpia, com a presença do presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, que foi juiz substituto no Judiciário local.

        A comarca, criada em 1919, tem jurisdição também nos munícipios de Altair, Cajobi, Embaúba, Guaraci e Severínia. O juiz Eduardo Luiz de Abreu Costa, que responde pela vara criminal, comemorou a nova conquista: “a vantagem da vara especializada é que ela permite uma melhor prestação jurisdicional”.

        No fórum de Olímpia tramitam 35.885 processos, a distribuição mensal é de 1.205 novas ações (dados de abril/14) e circulam 400 pessoas/dia, além dos 93 servidores que integram o Judiciário local.

        Durante a cerimônia de instalação da vara criminal, os olimpienses não escondiam o orgulho de ver a extensão do trabalho da Justiça e todos que fizeram uso da palavra relembraram a trajetória de luta para a conquista que se concretizou nesse dia. Segundo o juiz diretor do fórum, Lucas Figueiredo Alves da Silva, “hoje Olímpia se torna uma comarca de grande porte”. A cidade, que tem o 5º maior parque aquático do mundo e conta com oito mil leitos, traz consigo as questões que aportam no Judiciário.

        Para o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Mairton Lourenço Candido, que representava o presidente da OAB SP, o momento era de agradecimento já que o Tribunal de Justiça tem atendido a magistratura, os advogados e os anseios da sociedade “levando igualdade ao cidadão por meio da Justiça”.

        A solenidade de instalação da vara criminal foi interrompida durante alguns minutos para que, sob a condução do presidente da Câmara de Olímpia, Humberto José Puttini (Beto Puttini), o vereador Luiz Antonio Salata, autor do Projeto de Decreto Legislativo 370/13, fizesse a entrega da Comenda do Mérito Comunitário e da Medalha Professor José Sant’anna ao presidente José Renato Nalini. Ao homenagear o presidente do TJSP, o vereador disse que há alguns anos participou de uma palestra na qual Renato Nalini falava sobre ética. “Dele ouvi que fazer política é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além de homem culto, magistrado inovador, trabalha incessantemente para que o nosso País seja mais justo e igualitário.”

        Retornando a cerimônia para a instalação da vara criminal, o deputado estadual Itamar Borges, elogiou o fato de o presidente Nalini “administrar elegendo as prioridades com os recursos disponíveis, sem deixar de buscar recursos”. Ele se colocou à disposição do Judiciário para a empreitada de obtenção de meios para a construção do fórum da comarca.

        Segundo o prefeito Eugenio José Zuliani, que ofereceu ao presidente o título de ‘Hóspede Ilustre’, “nossa luta é para que estejamos juntos, parceiros pelo bem-comum”.

        Também falando sobre a construção de um novo fórum para Olímpia, o deputado federal Rodrigo Garcia, disse que “cabe a nós agentes políticos lutar junto ao governo essa conquista para Olímpia e outras tantas comarcas que também precisam [de novo prédio]”.

        Último a fazer uso da palavra, o presidente Nalini lembrou as pessoas que concorreram para que a vara criminal fosse instalada naquela data. “Muita gente trabalhou para isso, a gestão que me antecedeu, o pedido feito pelo então presidente da OAB local, em 1999, Celso Mazitelli Junior... Voltar a Olímpia, solo que me acolheu, tão bem me tratou e onde tenho amigos que me ensinaram lições de bem viver, é um alegria muito grande. Sempre admirei Olímpia, a cidade sempre teve personalidade.” O presidente elogiou o trabalho do Judiciário local e conclamou a OAB a colaborar para a expansão de atos conciliatórios “ensinando a sociedade a negociar e assumir o protagonismo na solução de seus problemas”.

        À solenidade também estiveram presentes o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; a promotora de Justiça Valeria Andrea Ferreira de Lima, representando o procurador-geral de Justiça; o juiz diretor do fórum e da 8ª Região Administrativa Judiciária Zurich Oliva Costa Netto; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto; o juiz assessor da Presidência Ricardo Felício Scaff; o juiz diretor do fórum da Comarca de Franca José Rodrigues Arimatéa; os juízes da Comarca de Olímpia Mariana de Almeida Gama Matioli, Sandro Nogueira de Barros Leite Cristiano Mikhail; o coordenador adjunto da 14ª Circunscrição Judiciária – Barretos, João Flávio Andrade de Castro; os promotores de justiça de Olímpia Renata Sanches Fernandes, José Márcio Rosseto Leite e Daniela Ito Echeverria; o presidente da Subseção da OAB Olímpia, Ricardo José Ferreira Perroni, o delegado de polícia de Olímpia, Marcelo Pupo de Paula; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante da 2ª Cia do 33º BPM-I, capitão PM Vinícius Zopelari; o prefeito de Cajobi, Marcio Donizeti Barbarelli; o presidente da Câmara de Altair, Antonio Bispo Rodrigues; o presidente da Câmara de Cajobi, Renato Martins da Silva; o presidente da Câmara de Guaraci, Rodrigo Moreda Mendes; o presidente da Rede Vida de Televisão, jornalista João Monteiro de Barros Filho; os vereadores de Olímpia Isabel Cristina Reale Thereza e Leonardo Simões; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, servidores do Judiciário e cidadãos olimpienses. 

        Mais fotos no Flickr.    
     

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP