Comunicação Social

Notícia

Promissão recebe projeto OAB Concilia

        O município de Promissão, na última sexta-feira (30), recebeu a instalação do projeto OAB Concilia, iniciativa que permite às próprias partes do litígio, em reuniões nas dependências da Ordem dos Advogados do Brasil, chegar a um acordo e evitar o ajuizamento de processo judicial.

        Na solenidade, o juiz diretor do fórum e da 1ª Vara Judicial, Edson Lopes Filho, ressaltou a importância do projeto para a pacificação social e a atuação dos advogados na solução dos litígios por meio da conciliação, parafraseando que “o advogado é o primeiro juiz da causa”. O magistrado elencou, ainda, os avanços conseguidos pelo Poder Judiciário de Promissão, tais como a instalação da 2ª Vara e a posse de novos escreventes na comarca.

        O OAB Concilia também foi elogiado pela juíza da 2ª Vara Judicial, Mariana Silva Rodrigues Dias, que falou do valor do projeto na realização da justiça, assim como da atuação dos servidores do fórum e a importância deles para a efetivação e celeridade da prestação jurisdicional.

        A presidente da OAB local, Ana Paula Ribas Capuano, assegurou que a conquista não é só da advocacia, mas de toda a comunidade promissense, e frisou a parceria entre advocacia e magistratura para o sucesso do plano. Também fizeram uso da palavra os integrantes da comissão do OAB Concilia Adriano Cazzoli, Sebastião Cardoso Caitano e Fernanda Molina de Carvalho Stança. Compareceram, ainda, à cerimônia o promotor de Justiça Ericson Campos de Castilho; o vice-presidente da 151ª Subseção da OAB, Allisson Henrique Guarizo; advogados e servidores públicos.

 

        OAB Concilia O projeto foi criado em junho de 2011, por iniciativa do juiz Alessandro de Souza Lima – que na época atuava na 3ª Vara de Pindamonhangaba – em parceria com a OAB local. A ideia dele foi a de criar uma espécie de ‘Poupatempo da Justiça’. As sessões são promovidas por advogados nas dependências da subseção da Ordem. Se há acordo, é feita petição, distribuída para uma das varas, que homologa o acordo por sentença.

        
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / arquivo (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP