Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura retrato do ex-presidente Ivan Sartori

        Diversos representantes da comunidade jurídica do Estado de São Paulo estiveram hoje à tarde (27), no Palácio da Justiça, para homenagear o presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2012/2013, Ivan Ricardo Garisio Sartori, cujo retrato foi inaugurado na Galeria de Ex-Presidentes. O desembargador passou a integrar um seleto grupo de homens que ajudaram a tornar a Corte paulista a maior do mundo.

        O presidente José Renato Nalini conduziu a solenidade, acompanhado dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e representantes do Poder Público de São Paulo.

        O desembargador Luis Soares de Mello Neto, escolhido orador do Tribunal na oportunidade, promoveu discurso entusiástico, em que destacou as transformações profundas e permanentes produzidas no Judiciário paulista pela gestão Sartori.

        “Foi o tempo da mudança. Quando a história vier em futuro desenhar esta época que vivemos por conta da gestão Ivan Sartori, ela fatalmente será e deverá ser lembrada como a da mudança. Mudança de critérios, mudança de espírito, mudança de gestão, mudança de atuação, mudança de comportamento, mudança de relacionamento interno, mudança da forma de sufrágio, enfim, mudança total da forma de governar e de se relacionar com todos os integrantes e pertencentes ao Poder Judiciário ou fora dele.”

        Os filhos mais velhos do ex-presidente homenagearam o pai com palavras pontuadas por gratidão e afeto. “Quero parabenizá-lo pelo trabalho brilhante, valorizando os servidores que movem a máquina do Tribunal. Tenho grande orgulho do senhor, muito obrigado e te amo”, declarou Guilherme. “Trago hoje na alma um orgulhoso sorriso por assistir ao lançamento do nome de meu pai nos anais desta excelsa Casa como seu ex-presidente”, afirmou Marcelo. “Trata-se de um homem de realizações e que enche de orgulho seus familiares.”

        Em breve oração, Ivan Sartori saudou todos os presentes, em especial os integrantes do CSM, o presidente José Renato Nalini – corregedor-geral da Justiça à época da gestão do homenageado – e juízes assessores que o auxiliaram em sua administração. Também os familiares, presentes à cerimônia, foram carinhosamente lembrados: a esposa, Claudia Conde; os filhos, Marcelo, Guilherme e Sabrina; o pai, Hotans Pedro; a mãe, Margarida; a irmã, Magali, e os sogros.

        “Minha presidência teve o somatório de forças de magistrados e servidores. Também a atuação do Conselho Superior da Magistratura foi fundamental para o sucesso da empreitada”, disse Sartori. “Sou abençoado por Deus. Não fiz nada sozinho, fomos nós que fizemos. Todos contribuíram muito, desembargadores, magistrados e funcionários do Tribunal. Agradeço pelo retrato inaugurado e o dedico aos meus familiares e a todos os colaboradores.”

        Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP, José Renato Nalini, cumprimentou Sartori, sua família e os convidados e afirmou sentir-se feliz por sucedê-lo na Presidência. “Ele é um predestinado. Um presidente jovem como ele tem a obrigação de colaborar com a Administração, com seu talento e dedicação ao Tribunal. Todos estão conclamados a participar da gestão. Quem mudou o Tribunal de Justiça precisa ajudar a torná-lo também o melhor.”

        Prestigiaram a cerimônia também o vice-presidente Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado, Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal e secretário-geral executivo da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa, Marco Antonio Marques da Silva; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Walter de Almeida Guilherme; o ouvidor do TJSP, Mohamed Amaro; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto; o ex-vice-presidente do TJSP José Gaspar Gonzaga Franceschini; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb; o procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos; o 1º subdefensor público-geral, Rafael Morais Português de Souza, representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo; o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Newton de Lucca; o delegado de polícia divisionário da Assistência Policial de Comunicação Social da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Laerte Idalino Marzagão, representando o delegado-geral; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e das advocacias privada e pública, servidores do Tribunal e amigos do ex-presidente Ivan Sartori.
        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP