Comunicação Social

Notícia

Comarcas de Ibiúna e Novo Horizonte recebem unidades do Cejusc

        Em mais um ato de promoção à cultura da mediação e da conciliação, o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, na última sexta (13), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Ibiúna. A cerimônia ocorreu no Salão do Júri do fórum e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini – que representou o presidente da Corte, Ivan Sartori –; do coordenador do Cejusc da Capital e integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juiz Ricardo Pereira Junior, representando o coordenador, desembargador Vanderci Álvares, e representantes do Poder Público local.

        “A inauguração deste Cejusc é exemplo do espalhamento, por todo o Estado de São Paulo, dos métodos consensuais para a solução dos litígios”, afirmou o corregedor-geral Renato Nalini, entusiasta da cultura da conciliação. “O Cejusc de Ibiúna é um marco, uma onda de renovação para a comarca”, disse o juiz Ricardo Pereira Junior.

        Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania foram criados como consequência da Resolução nº 125/10 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Tratamento dos Conflitos de Interesses. As unidades atendem a demandas das áreas cível e de família para uma tentativa de acordo entre as partes. Podem, por exemplo, ser causas de direito do consumidor, briga entre vizinhos, acidente de veículos, divórcio, regulamentação de visitas, guarda de filhos, pensão alimentícia e união estável, entre outras. Não há limite de valor da causa.

        O Cejusc da Comarca de Ibiúna funciona na rua Capitão Cardoso de Melo, 80, centro, com horário de atendimento ao público das 12h30 às 17 horas. O juiz coordenador da unidade é Wendell Lopes Barbosa de Souza.

        Prestigiaram a inauguração da unidade, também, o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Irineu Jorge Fava; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da entidade, desembargador Álvaro Augusto dos Passos; o prefeito de Ibiúna, Fabio Bello de Oliveira; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Odir Vieira Bastos; o diretor do fórum de Sorocaba e da 10ª Região Administrativa Judiciária, juiz Jayme Walmer de Freitas; o secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Thiago Elias Massad, representando o presidente; o juiz de Direito da Comarca de Sorocaba Danilo Fadel de Castro, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o diretor da Comarca de São Roque, juiz Cassio Pereira Brisola; o juiz do Foro Distrital de Rio Grande da Serra, Cláudio Juliano Filho; a juíza da Comarca de Ibiúna Cinthia Elias de Almeida; o promotor de Justiça de Sorocaba Jorge Alberto de Oliveira Marum, representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Ibiúna, e membro da Comissão Estadual de Assistência Judiciária, Eduardo Marcicano; a comandante da 2ª Cia. do 40º BPM-I, capitã PM Cristiane Ribeiro Sampaio Brisida; advogados, servidores públicos e jurisdicionados.

 

        Novo Horizonte – No último dia 28, a Comarca de Novo Horizonte também recebeu uma unidade do Cejusc, instalada à rua Campos Sales, 660, Centro, com horário de atendimento das 9 às 17 horas.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Vanderci Álvares, que no ato representou o presidente do TJSP; o desembargador Vicente Antônio Marcondes D’Angelo; o prefeito de Novo Horizonte, Toshio Toyota; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto de Oliveira Souza; a vice-prefeita de Novo Horizonte, Elisabete de Lourdes Baleiro Teixeira Inácio; o diretor do fórum de Novo Horizonte e coordenador do Cejusc, juiz Leonardo Lopes Sardinha; o diretor do fórum de São José do Rio Preto e da 8ª Região Administrativa Judiciária, juiz Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues; o coordenador do Núcleo Regional da Escola Paulista da Magistratura de São José do Rio Preto, juiz Paulo Roberto Zaidan Maluf; o diretor do fórum de Catanduva, juiz Antonio Carlos Pinheiro de Freitas; a juíza do Foro Distrital de Itajobi, Maria Heloisa Nogueira Ribeiro Machado; o juiz da Comarca de Novo Horizonte Eduardo Calvert; a juíza da Comarca de Sertãozinho Daniele Regina de Souza; o juiz da Comarca de Araçatuba Sérgio Ricardo Biela; os promotores de Justiça de Novo Horizonte André Gândara Orlando e Cynthia Casseb Nascimben Galli; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Novo Horizonte, Cristine Sardella; o comandante do 30º PPMI, major Marcos Aparecido Simões Lima; o delegado de polícia seccional de Novo Horizonte, Marcos Júlio Cornacchia, representando o diretor do Deinter-5; o delegado de polícia titular da delegacia central de Novo Horizonte, Leonel Aparecido Siqueira; o comandante da 2ª Companhia do 30º BPM-I, capitão PM Rodrigo Renato Carmona; o comandante do Corpo de Bombeiros, 1º sargento PM Everson Donizete de Freitas; o comandante da Base de Polícia Ambiental de Novo Horizonte, 1º Sargento PM Edilson Croco; advogados, servidores públicos e munícipes.

 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / JT e JK (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP