Comunicação Social

Notícia

Projeto OAB Concilia incentiva diálogo para solução de conflitos

        A Coordenadoria da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (22) palestra com o juiz auxiliar de São José dos Campos, Alessandro de Sousa Lima, sobre o Projeto OAB Concilia.

        O coordenador da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Jurandir de Sousa Oliveira, fez a abertura do encontro. “É uma grande satisfação poder abordar temas relevantes ao cotidiano, levando conhecimento para os servidores da Capital e também do interior, que nos assistem por transmissão simultânea.”

        Logo no início da explanação, o juiz, que também é colaborador da Coordenadoria da Família, professor da Universidade São Francisco e autor do projeto Família Hospedeira (vencedor do I Prêmio Infância e Juventude do CNJ), falou sobre os rumos da Justiça, da pressão da sociedade e do CNJ, e do foco na produtividade. “O ser humano é deixado em segundo plano, nosso ambiente de trabalho é de pressão e insatisfação e é comum colocarmos a felicidade como algo a ser alcançado só no futuro”, afirmou.

        Ao se referir aos métodos alternativos de solução de conflitos, Alessandro Lima disse que é preciso “mudar as atitudes e ajustar as velas”, uma vez que a sociedade delega ao Poder Judiciário suas insatisfações. “As pessoas perderam a capacidade de diálogo. Os advogados, por exemplo, muitas vezes só se encontram nos corredores dos fóruns, local neutro, onde realizam acordos”, observou o juiz.

        A ideia do magistrado foi criar uma espécie de “Poupatempo da Justiça” – o Projeto OAB Concilia possibilita uma mudança na forma de atuar dos advogados, que passam a tentar acordo em reuniões prévias à interposição das ações, nas dependências da Ordem, o que, em alguns casos, evita o ajuizamento do processo.

        A juíza Fabiola Brito do Amaral, da 2ª Vara de Amparo, participou da palestra para falar sobre sua experiência na comarca, onde o projeto já se desenvolve há um ano. As duas varas de Amparo contam, juntas, com 36 mil ações em andamento e a cidade tem 73 mil habitantes.  Para a magistrada, proferir sentenças não resolverá o problema. “Precisamos tomar uma atitude. O OAB Concilia é um projeto simples, de fácil implementação e beneficia a todos; é mesmo o ‘Poupatempo da Justiça’”, incentivou.

        De acordo com a magistrada, de cada dez casos que entram no projeto, oito são resolvidos com um acordo. “Esse número ainda pode melhorar, com a exposição de palestras e reuniões com advogados e sociedade, para que todos saibam que podem procurar a OAB para tentar solucionar seus conflitos. Chega de relação bélica, vamos pacificar”, concluiu.

        A Coordenadoria da Família e Sucessões do TJSP disponibilizou um manual para auxiliar na implantação do Projeto OAB Concilia. A íntegra da palestra também será disponibilizada amanhã (23) no site http://www.nucleomedia.com.br/tjsp-cetra, ou no site da Apamagis, pelo link http://apamagis.com.br/videos/palestras.php.



        
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / DS (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP