Comunicação Social

Notícia

A secretaria que pensa o TJSP

Planejamento estratégico é o foco da Seplan, que fornece subsídios à Presidência para a tomada de importantes decisões

 

        A Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan) do Tribunal de Justiça de São Paulo é a mais jovem – e também a menor – secretaria da Corte Paulista. No entanto sua importância é inversamente proporcional ao seu tamanho. Ela é responsável por organizar o pensamento estratégico da instituição, subsidiar a tomada de decisões pela Presidência do TJSP e avaliar o desempenho das ações praticadas, a fim de garantir a entrega da melhor prestação de serviços aos jurisdicionados. Em se tratando de um dos maiores tribunais do mundo, o desafio é grande.

        Instituída pela Portaria nº 8750/2013, a Seplan tem como origem a Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), criada em dezembro de 2005, e é dividida em duas diretorias. A Seplan 1 é a Diretoria de Planejamento Estratégico, cujas atribuições, entre outras, são a de gerenciar, planejar e definir as atividades não apenas do planejamento estratégico, mas também dos processos de trabalho e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). A Seplan 2 é a Diretoria de Expedientes Administrativos e cuida dos expedientes eletrônicos, resoluções, provimentos e portarias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do SIC e do Planejamento e Gerenciamento de Riscos e Crises (GPG).

        A condução dessa estrutura está a cargo da secretária Carmen Giadans Corbillon, servidora do Tribunal de Justiça há mais de 25 anos. Ela sempre desenvolveu atividades na área, numa época em que nem se discutia planejamento estratégico de forma ampla, como hoje. “É um assunto apaixonante. Quem passa a ter contato com a matéria se envolve completamente”, diz.

        O investimento da Presidência na área refletiu-se, a título de exemplo, na realização do 1º Workshop de Planejamento Estratégico do TJSP, em março deste ano, que tratou da revisão da estratégia traçada para os anos de 2010 a 2014 e a melhor adequação das metas e objetivos nos de 2013 e 2014. “Pela primeira vez na história do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizou-se consulta pública, entrevista com a alta administração e se disponibilizou questionário aos servidores para que participassem da elaboração da revisão do planejamento estratégico”, afirma a secretária. Dentre os projetos futuros da Seplan, destaca-se a elaboração do planejamento estratégico para o quinquênio 2015/2019.

        Para Carmen, é essencial, no setor público, a criação de um órgão que cuide, exclusivamente, das atividades referentes à organização da estratégia. “O planejamento estratégico permite formalizar as estratégias da instituição pública a partir do diagnóstico de seus pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças. O objetivo é atender as necessidades da sociedade e, no caso do Tribunal de Justiça, melhorar a prestação de seus serviços e cumprir sua missão: distribuir justiça.”

 

Alguns projetos da Seplan em andamento:

* Execução do planejamento estratégico, revisado para o biênio 2013/2014

* Planejar e acompanhar a execução das Metas do Poder Judiciário e das Metas da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp)

* Priorização dos processos de trabalho mediante critérios definidos

* Análise de dados estatísticos do TJSP

NR: Texto originalmente publicado no DJE de 21/8/13
                                   

Comunicação Social TJSP – MR (texto) / DS (fotos) / MC (layout e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP