Comunicação Social

Notícia

Mutuários de Catanduva podem quitar suas dívidas com a CDHU

        Nas próximas terça (25) e quarta-feiras (26), o Setor de Conciliação do fórum de Catanduva realiza mutirão conciliatório com devedores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Trata-se de conciliações pré-processuais (casos em que ainda não foram ajuizadas ações de cobrança e reintegração de posse), ou seja, ainda nem mesmo existe um processo judicial. 
        Para a realização desse mutirão, houve um planejamento específico do Setor de Conciliação e contatos prévios com a CDHU, que aderiu prontamente ao movimento conciliatório, contribuindo assim para o êxito da iniciativa e ao mesmo tempo valorizando a negociação coletiva de litígios em massa.
        Na cidade há cerca de 600 mutuários que estão com prestações da CDHU atrasadas e que ainda não foram acionados judicialmente. Nessa primeira etapa, nos dois dias destinados, serão realizadas conciliações com aproximadamente 300 devedores.
        Segundo o coordenador do Setor de Conciliação de Catanduva, juiz José Roberto Lopes Fernandes, "o Poder Judiciário busca uma aproximação ainda maior do cidadão comum, sem os custos de uma demanda judicial, evitando ainda a medida drástica de uma reintegração de posse que se assemelha a um despejo. No caso, o evento adquire contornos especiais, de relevância no meio social, na medida em que são cerca de 600 famílias que, em tese, poderiam ser despejadas caso a CDHU entrasse com ações judiciais e eventuais liminares de desocupação fossem deferidas". 
        Esses devedores terão a oportunidade de resolver suas pendências, fazendo acordo, parcelando seu débito com melhores condições, evitando ainda sua possível desocupação do imóvel e, por consequência, de sua família. Há outro benefício também. Para quem estiver com o nome negativado pela dívida, o acordo permitirá a imediata exclusão de cadastros como SCPC, Serasa etc. "limpando" o nome com rapidez. Além disso, o acordo evitará o ajuizamento de ação judicial de reintegração de posse.
        Os mutuários terão outras vantagens, pois a CDHU oferecerá as seguintes condições especiais para formalização do acordo:
        1) Sem entrada;
        2) Parcelamento sem juros;
        3) Juros do débito em atraso serão desconsiderados.

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / SG (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP