Comunicação Social

Notícia

Franco Cocuzza é homenageado pelos colegas em sua última sessão

        A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (22) o desembargador Franco Oliveira Cocuzza, em razão de sua aposentadoria, a ser publicada no próximo dia 30.

        O desembargador Fermino Magnani Filho falou da felicidade que foi para aqueles magistrados que tiveram a oportunidade do convívio com o homenageado. "Sentiremos muita falta de Vossa Excelência. O desembargador Franco Cocuzza se aposenta sob protestos. Essa aposentadoria é digna para viver", declarou. “Em meu nome e dos colegas de Câmara, cumprimentamos o desembargador Franco Cocuzza pela sua aposentadoria e recebemos com muita alegria o desembargador Marcelo Martins Berthe.”

        O desembargador José Helton Nogueira Diefenthaler Júnior também cumprimentou o desembargador Marcelo Berthe pela chegada à Câmara. "Vossa Excelência sabe do grande volume de trabalho e que estamos no limite de insanidade, mas fomos muito bem contemplados com sua chegada, assim como estávamos ao longo desses anos com a presença do desembargador Franco Cocuzza, cujos votos sempre foram marcantes neste Tribunal", afirmou. "Novos horizontes serão abertos, ficaremos nesse combate e Vossa Excelência irá travar combates em outras frentes. Muito obrigado", concluiu.  

        O desembargador Leonel Carlos da Costa também se manifestou, falando do privilégio de trabalhar com o desembargador Cocuzza. "Esta aqui é a sétima Câmara pela qual passo. Nesse percurso, adquiri muita experiência com os colegas e, em especial, com Vossa Excelência. Sua forma de conduzir os trabalhos, seu raciocínio rápido, sua responsabilidade e sua dedicação... Tenho muito orgulho de ser seu amigo." Leonel da Costa desejou, ainda, muito sucesso ao homenageado e ao desembargador Marcelo Berthe.
        Em seguida, o  desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, da 1ª Câmara de Direito Público e convocado hoje para a 5ª Câmara de Direito Público, fez uso da palavra e lembrou da amizade de mais de 20 anos com o homenageado. “Vossa Excelência foi brilhante na Presidência desta Câmara e tenho certeza de que os colegas devem ratificar o que estou dizendo. Desejo que essa nova etapa seja repleta de paz, harmonia e felicidade com sua família linda”, falou. A desembargadora Maria Laura de Assis Moura Tavares também prestigiou o homenageado. "Desejo muita felicidade nessa nova vida. Foi um imenso prazer trabalhar ao seu lado", voltando-se em seguida ao desembargador Marcelo Berthe: "Seja bem-vindo”, completou.    

        O desembargador Marcelo Berthe agradeceu à recepção da Câmara. "Sinto-me muito honrado de estar trabalhando com esses magistrados, alguns dos quais já conhecia de nome; chego com muita alegria." Depois, dirigindo-se ao presidente da Câmara, desembargador Franco Cocuzza, disse: "antes de mais nada, agradeço toda a gentileza com que fui recebido desde a primeira vez. Vossa Excelência deixa a marca de seu trabalho e de sua personalidade, a qual pude conhecer rapidamente nesses dois meses. Tenho certeza de que fará muita falta nesta Câmara. Felicidades”, encerrou.

        O desembargador Francisco Antonio Bianco Neto também recordou a carreira de sucesso do desembargador Franco Cocuzza e da sua amizade de muitos anos. “Fui o responsável pela vinda do senhor para esta Câmara. Desejo-lhe muita sorte nessa nova empreitada. Aproveite sua aposentadoria com sua família e que Deus o acompanhe”, disse.
        A esposa Inês, os filhos Ângelo, Thais e Isis também fizeram questão de comparecer à sessão para prestar homenagem a Franco Cocuzza. Ângelo, com muito orgulho, leu um discurso para o pai. “Papai, estamos aqui para expressar nosso afeto ao homem maravilhoso que você é, dedicado a tudo o que faz e que deixa, agora, oficialmente, a missão de distribuir justiça, para dedicar-se a uma missão ainda mais sagrada: a de ser pai! E é disso que tememos! Porque agora, papai, já estamos vendo você controlar nosso tempo, determinar nossas atividades, fiscalizar nossas tarefas escolares... de modo que... estamos perdidos! Na verdade, papai, somos privilegiados pelo pai que você é, pela sabedoria que você nos transmite, pela garra e coragem invejáveis que você carrega e pelos caminhos retos que você nos mostra, nos fazendo, assim, honrados de sermos seus filhos. Que neste dia especial e em todos os outros você seja revestido da bênção de Deus, com harmonia, paz e muita saúde. Nós te amamos muito”, finalizou.

        O homenageado, emocionado e  com voz embargada, disse que hoje era um dia de muita emoção. Ele lembrou sua trajetória de desafios desde que cursou a escola técnica no Ipiranga até escolher a magistratura - e dos quase 32 anos dedicados à carreira -, sempre com o apoio da esposa e dos filhos. "Todo esse período trabalhei muito, foram malas e malas de processos. Todos me aconselharam a ficar, não é uma decisão fácil, mas vou ser muito bem substituído. Agora é um momento de conhecer outros caminhos. Agradeço aos colegas, minha família, meus funcionários, meu motorista. Dispo-me da toga, mas não me dispo dos meus princípios. Estou deixando essa área, quero uma vida mais feliz. Muito obrigado a todos. Estou muito emocionado”, finalizou.

        A 5ª Câmara de Direito Público é composta pelos desembargadores Fermino Magnani Filho, Francisco Antonio Bianco Neto, José Helton Nogueira Diefenthaler Júnior, Leonel Carlos da Costa, Marcelo Martins Berthe e Maria Laura de Assis Moura Tavares.  

        Trajetória - Franco Oliveira Cocuzza é natural de São Paulo e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Moji das Cruzes (turma de 1980). Iniciou a carreira na magistratura em 1982 como juiz substituto e passou pelas Comarcas de Jacareí, São José dos Campos e Moji das Cruzes. Foi promovido para a Comarca de Piracaia como juiz de 1ª entrância e assumiu em 25.5.1983. Foi promovido para juiz substituto em 2ª Grau em 1993. Promovido para juiz de direito de 3ª entrância em 1984. Foi promovido a juiz de direito de entrância especial em 1994. Promovido por antiguidade a desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 25/5/05.

        
        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / DS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP