Comunicação Social

Notícia

CJ de Assis sedia projeto “Administração Participativa”

Reuniões com juízes, servidores, representantes da sociedade civil e dos poderes públicos
 para aprimorar os serviços do Judiciário

        Pense em uma comarca em festa. Assim estava Assis na sexta-feira (12). A comarca integra a 5ª Região Administrativa Judiciária, que tem como sede Presidente Prudente. O motivo? Assis sediou o projeto Administração Participativa e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori e da equipe de juízes e servidores que o acompanha nessas ocasiões (Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges, João Baptista Galhardo Júnior e Marcelo Lopes Theodosio, o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérlogo de Aguiar e o chefe de gabinete Tarcisio dos Santos).

        Para a sequência do projeto – uma entre as diversas ações da atual gestão para aumentar a eficiência administrativa do Judiciário – o presidente conheceu de perto as dificuldades e as inciativas adotadas no cotidiano forense. Nesse dia, magistrados e servidores de Assis e região reportaram diretamente ao presidente os aspectos positivos e negativos das localidades e os juízes assessores e secretários encaminharam as necessidades aos setores responsáveis para que as medidas sejam adotadas. A principal reivindicação da Comarca de Assis é a elevação de entrância de intermediária para final. Consideradas as ponderações, o presidente Sartori deixou esperançosos os magistrados e servidores que ali atuam pedindo aos juízes assessores que analisem a alteração.
        Depois de mais de uma hora de conversa com os magistrados da 5ª RAJ, o presidente participou de encontro com representantes da localidade, enquanto a juíza Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges continuava os esclarecimentos no tocante a servidores e o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérlogo de Aguiar percorria os cartórios para conversar com os funcionários.
        À reunião com os representantes locais estiveram presentes o prefeito de Assis Ricardo Pinheiro Santana, o presidente da Câmara Eduardo de Camargo Neto, a juíza diretora do fórum de Assis Mônica Tudunduva Spera Manfio, os promotores de Justiça Eduardo Henrique Amancio Souza, José Calderoni Júnior e Paulo Leonardo Ibanhez, o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil José Meirelles Filho, representando o presidente da Seção São Paulo, o presidente da OAB Subseção de Assis Carlos Pinheiro, o delegado de polícia seccional de Assis Newton de Calasans Júnior, o coordenador operacional do 32º BPM-I major PM Carlos Alberto Hipólito Ferreira, o prefeito de Cândido Moto Zacarias Jabur, o prefeito de Maracaí Eduardo Correa Sotana, a prefeita de Palmital Ismênia Mendes Moraes, o prefeito e a vice-prefeita de Tarumã, respectivamente, Jairo da Costa e Silva e Itanei Guedes Ribeiro Dias, o presidente da Câmara de Paraguaçu Paulista Miguel Camizares Júnior, o vice-prefeito de Paraguaçu Paulista Emerson Martins dos Santos, o vereador de Assis Paulo Mattioli Júnior, o vereador de Tarumã Anizio Leme de Souza, o vereador capitão Coelho, representando o deputado estadual Mauro Bragato, Franklin Sanches, representando o deputado estadual Ed Thomaz, o presidente da Subseção OAB Palmital João Francisco Gonçalves Gel, o presidente da Subseção da OAB Paraguaçu Paulista Edilson Alves de Oliveira e o diretor de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Tarumã Carlos Alberto Pedrotti de Andrade.

        A última reunião do dia lotou o salão do júri. Para prestigiar o Judiciário a ela compareceu também o deputado estadual Mauro Bragato. No Administração Participativa, o espaço reservado aos servidores traz sempre novidades. Dessa vez, depois de o presidente Sartori ter explicado em detalhes as atividades administrativas do Tribunal de Justiça e anunciado para o dia 9 de maio o curso que a ser realizado em Assis pelo Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor (Cetra) em 9 de maio, cada ofício quis manifestar ao presidente a gratidão e a alegria por sua presença na Comarca de Assis. Um a um e em grupos, os servidores de forma muito carinhosa entregaram lembranças ao chefe do Judiciário paulista. Os servidores Paulo Cezar Dias (escrivão judicial do 2º Ofício Cível), Alessandra Lucarelli Tucunduva Varraschim (escrivã judicial do 3º Ofício Cível), Ardival Trevelin Junior (supervisor da Administração Geral, por todos os servidores), Ana Hekena Spera Doreto Santos (escrivã judicial do 1º Ofício Criminal), Maria Lúcia Gonçalves Carli (escrivã judicial do 1º Ofício Cível) e Anderson de Souza Andrade (escrivão judicial do Juizado Especial) fizeram a entrega dos presentes.

        Ao serem inseridos no Administração Participativa com exposição dos objetivos alcançados e os que o TJSP pretende atingir em 2013, os funcionários participam efetivamente do dia a dia da administração e veem nos obstáculos encontrados novas motivações para a melhoria da prestação jurisdicional, objetivo primeiro do Judiciário.

        Difícil registrar a emoção das pessoas, mas para encerrar pense em uma juíza feliz. Assim estava a diretora do fórum, Mônica Tucunduva Spera Manfio, “queremos parabenizar o presidente Ivan Sartori pela forma como tem administrado o Poder Judiciário paulista”, disse.

        A 5ª Região Administrativa Judiciária é formada por seis Circunscrições Judiciárias – Assis (26ª), Presidente Prudente (27ª), Presidente Venceslau (28ª), Dracena (29ª), Tupã (30ª) e Marília (31ª) –, que abrangem 34 comarcas. Na região vivem pouco mais de 1,3 milhão habitantes e trabalham no Poder Judiciário da 5ª RAJ 2.069 servidores para uma demanda de aproximadamente 676 mil processos em andamento. Assis, sede da 26ª CJ, é integrada pelas comarcas de Cândido Mota, Maracaí, Palmital, Quatá e Paraguaçu Paulista. Só em Assis são 95.144 habitantes e 64.563 processos em andamento.

 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / DS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP