Comunicação Social

Notícia

Serviço de Atendimento Psicossocial – um espaço de humanização

        Com esse slogan, o Serviço de Atendimento Psicossocial do Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na manhã de hoje (19), o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori em reunião que juntou psicólogos e assistentes sociais do Estado que trabalham ligados ao Serviço de Atendimento Psicossocial do Judiciário. Ao encontro estiveram presentes o presidente da Comissão de Coordenação do Serviço de Atendimento Psicossocial aos Magistrados e Funcionários do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito e o secretário da Presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar. A Comissão de Coordenação do Serviço de Atendimento Psicossocial é composta também pelos desembargadores Luiz Eurico Costa Ferrari e Jurandir de Sousa Oliveira. Entre as anfitriãs estavam a supervisora do Serviço de Atendimento Psicossocial, Leila Josefina Rodrigues Viana, a chefe do Serviço de Psicologia Cecilia Di Gianantonio Procópio de Araújo e a chefe do Serviço Social, Rosemary Andrade Ungaretti de Godoy.

        O presidente Sartori e o os técnicos da Capital e Interior acompanharam a exposição de Leila Josefina Rodrigues Viana, que falou sobre o trabalho realizado (ver material completo) e sobre os efeitos que o apoio da manifestação pública que a administração do Tribunal tem feito sobre o combate ao assédio moral traz às atividades do Serviço Psicossocial.

        O Psicossocial, como é mais conhecido, é um espaço voltado à atenção a questões de saúde mental de todos os integrantes do Poder Judiciário, sem distinção de cargo ou função. Várias outras instituições têm visitado o Psicossocial do TJSP para se inspirarem no modelo de trabalho.

        Segundo o presidente Sartori, “a visita foi muito proveitosa”. Ele falou sobre as atividades da Presidência, falou de sua admiração e respeito pelo trabalho que os profissionais do Psicossocial fazem em função de os problemas ali tratados serem constatados com bastante frequência, agradeceu aos desembargadores Antonio Carlos Munhoz Soares e José Adriano Marrey Neto pela iniciativa desse serviço que faz com que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e conclamou os que hoje trabalham no Psicossocial a transmitir knowhow aos que vierem no futuro. “Esse trabalho não pode parar. Somos todos temporários. Sou o timoneiro temporário do Tribunal, não sou dono de nada. O Tribunal pertence ao jurisdicionado que é o destinatário final do nosso serviço.” Falando sobre o assédio moral, o presidente disse que “o funcionário tem que saber que o serviço público não é dele, é do cidadão. Muitas vezes, a pessoa mostra uma cara para o seu superior e outra totalmente diferente no trato com os servidores que o cercam e o público que é atendido”.

        Ao se despedir, o presidente Sartori agradeceu o trabalho que é feito no Psicossocial. “Vamos marchar juntos, sempre dando apoio a todos.”

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

psico


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP