Comunicação Social

Notícia

Presidente do TJSP ministra palestra no Instituto dos Advogados

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, ministrou na última sexta-feira (30/5) uma palestra organizada pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), no Hotel Renaissance. O assunto abordado foi o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 
    Segundo o presidente, “apesar de o tema ser recorrente, senti necessidade de falar sobre o Tribunal de Justiça, que é o maior tribunal do País e o maior do mundo em termos de carreira hierarquizada”. Durante vinte minutos, Vallim Bellocchi discorreu sobre a grandiosidade do TJSP, abordando desde aspectos históricos, a construção do Palácio da Justiça até a estrutura atual da instituição. Citou o desembargador Tristão de Alencar Araripe, que foi o primeiro presidente do Tribunal e será homenageado no mês de julho pelo centenário de seu falecimento. Falou da reforma do Judiciário determinada pela Emenda Constitucional 45/2004, que em São Paulo significou a extinção dos antigos 1º e 2º Tribunais de Alçada Cível e o Tribunal de Alçada Criminal, e a composição que o TJ passou a ter após a unificação (72 câmaras de julgamento, sendo 37 câmaras de Direito Privado, 17 de Direito Público, 15 câmaras Criminais, uma câmara Especial e uma câmara Especial do Meio Ambiente). 
    Na ocasião, o desembargador Vallim Bellocchi foi agraciado com uma placa oferecida pela presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Maria Odete Duque Bertasi. 
    Compuseram a mesa do evento o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Márcio Kayatt; presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, coronel Fernando Pereira; ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo; presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Maria Odete Duque Bertasi; conselheiro nato do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato Machado, representando a OAB/SP; corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Ruy Pereira Camilo; presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Henrique Nelson Calandra; e o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral e representante da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Walter de Almeida Guilherme.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP