Comunicação Social

Matérias Especiais

Campeã de Kung Fu exerce atividade em Cartório da Infância e da Juventude do TJSP

        O Projeto Jus_Social deste mês apresenta uma integrante da Família Forense que reina no Kung Fu. Cynthia Sayuri Homa Sousa é escrevente do Cartório da Infância e da Juventude da Comarca de Santo André, onde se dedica oito horas diárias ao trabalho judiciário, e vitoriosa competidora da arte marcial: foi medalha de prata no 1º Campeonato Pan-Americano de Kung Fu Tradicional, em 2015; no Campeonato Brasileiro recebeu 1 ouro e 1 prata em 2014 e 1 prata e 1 bronze em 2015; no Campeonato Paulista conquistou 2 ouros em 2014 e 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze em 2015; e em seletivas para o Campeonato Paulista obteve 1 ouro e 1 prata em 2012.

        No último sábado (30), Cynthia participou do XXVII Campeonato Paulista de Kung Fu, realizado em Campinas. Foi bem-sucedida na competição, alcançou o bronze e se classificou para o XXVII Campeonato Brasileiro, que acontecerá entre 7 e 11 de setembro, em Brasília. A medalha foi um presente para a servidora, pois não é sempre que se comemora aniversário com medalha de classificação estampada no peito. Ontem (31), mais uma rosa foi colocada no seu jardim da vida e a comemoração foi em dobro. A disciplinada Cynthia avisa que já está se preparando para participar do 1º Campeonato Sul-Americano de Wushu Tradicional, que será realizado de 6 a 9 de outubro, em Buenos Aires - Argentina. “A expectativa é grande. Vou fazer o meu melhor para representar bem o Brasil. Espero trazer boas notícias!", declara.

        Seleção Brasileira – Depois de muita dedicação, a colecionadora de medalhas conseguiu em 2015 uma vaga para compor a Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu. Participou no mesmo ano do 1º Campeonato Pan-Americano de Kung Fu Tradicional realizado na cidade de Santo André.

        Ingresso no TJSP – A filha de Laura Fumiko Homa e Joji Homa tem uma vida comum. É casada com Luiz Leonardo de Sousa e mãe de Vitória Yuri Homa Sousa, de 2 anos e 10 meses. Ingressou no TJSP em junho de 2006 em decorrência de boas referências do trabalho judiciário e do incentivo para estudar para o concurso do TJ vindo de amigos próximos que são funcionários públicos. Ela estudou muito e conseguiu uma vaga.

        O kung Fu na vida de Cynthia – O esporte começou a fazer parte da história da servidora de maneira suave. Ela e dona Laura estavam procurando uma atividade física para fazer. Não queriam fazer academia de ginástica convencional, ou seja, ficar correndo, pedalando e fazendo movimentos repetitivos. Queriam algo a mais, que trabalhasse o corpo todo, tanto a parte física como a mental. Na ocasião, seu primo estava praticando kung Fu tradicional, estilo Louva-a-Deus, numa academia. "Lembro muito bem... fomos num sábado assistir uma aula. Gostamos tanto que fizemos matrícula no mesmo dia e na segunda-feira estávamos iniciando as aulas. Isso foi em novembro de 2010", revela a esportista.

        A evolução foi tão rápida que, quando percebeu, estava treinando para competir. Iniciou como atleta em 2012, mas não chegou a competir no ano seguinte por estar grávida. Treinou até o 3º mês de gestação porque tinha um exame de graduação para fazer. Após a troca da faixa teve que parar e acompanhar o desenvolvimento natural da gravidez e o nascimento da sua filhota. Entretanto, o sangue de competidora estava correndo nas veias. Assim que obteve alta médica voltou a treinar. Em janeiro de 2014, retornou às competições, conquistando nesse mesmo ano importantes títulos.

        Reflexão – "Quando menos a gente espera, Deus nos mostra caminhos que nem imaginávamos percorrer. Nunca imaginei que praticando Kung Fu iria encontrar o meu marido. Sou uma pessoa abençoada... Tenho um professor de Kung Fu, que é o meu técnico, meu companheiro e pai da minha filha”, conta entusiasmada a lutadora.

        Solidariedade – A servidora-campeã ressalta a importância do apoio e do trabalho em equipe para concretizações de objetivos. "Se hoje tenho a oportunidade de ser uma atleta é porque tenho uma mãe muito especial, que está sempre presente cuidando da minha filha." E completa: "Agradeço imensamente a ajuda do pessoal do Cartório da Infância e da Juventude de Santo André. Com a colaboração deles pagarei uma parte da despesa da viagem para a Argentina."

        Cynthia ressalta que a prática esportiva num ambiente saudável só traz benefícios. "Adoro o que faço, isso me dá alegria e me motiva para continuar me esforçando e me dedicando ao máximo, seja em casa, como mãe, no trabalho, como escrevente, ou na academia, como ‘shimo’ e instrutora”. Shimo é um palavra chinesa que significa "esposa do Shifu". Shifu significa professor, mestre. Para a servidora-campeã, a prática do Kung Fu lhe proporciona mais saúde e qualidade de vida e contribui para que tenha mais disposição e concentração nas atividades forenses do dia-a-dia. Ela treina intensivamente de segunda à sexta-feira após o trabalho, das 19h às 21h, e aos sábados das 8h às 11 horas.

        Mensagem – A campeã passa um ensinamento. "Procure fazer algo que você goste e se identifique. A felicidade está na simplicidade. Seja uma pessoa honesta e de bom coração. Assim você estará atraindo pessoas boas e ambientes saudáveis para a sua vida. Mas não se esqueça: Praticar uma atividade física é fundamental para ter mais saúde e qualidade de vida!", finaliza.

 

        Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro minuto do primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que – de alguma forma – realizam atividades que se destacam entre os servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, campanhas sociais, no trabalho diário, enfim, qualquer atividade ou ação que o diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o projeto “Jus_Social”, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

             Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Arquivo pessoal (fotos) 
    
         imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP