Comunicação Social

Matérias Especiais

Assistente social do TJSP canta para público infantil

        O público tem a oportunidade de apreciar uma assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo, que alegra os pequenos contando e cantarolando histórias em shows infantis. Suas apresentações são recheadas de música, compostas especialmente para cada história, onde o público adulto também participa e cria grande interação entre as diversas faixas etárias. O nome da servidora-artista é Susana Barbosa de Sousa Gomes, retratada neste mês pelo Projeto Jus_Social.

        Ingresso no TJSP – natural de Teresina, Piauí, mudou-se em 1998 com a família para Campinas e depois para São Paulo. Como já trabalhava como assistente social na sua terra, resolveu prestar concursos e escolheu a sua paixão, pois, desde a faculdade sabia que a área da Justiça seria uma das preferidas para atuar como assistente social. No ano seguinte da sua chegada já estava inserida na família forense.

        Veia artística – mal saiu da adolescência, Suzana enveredou nas aulas de canto e violão. Iniciou como atriz e contadora de histórias, participou do Grupo de Contadores de Histórias do Piauí e, ao chegar em São Paulo,  começou a fazer apresentações em eventos culturais infantis. Durante cinco anos apresentou o programa de TV "Coração de Criança", que foi ao ar pela TV Século 21, com alcance nacional pelas antenas parabólicas e NET Campinas. Lançou o DVD e CD Coração de Criança e o mais recente DVD é o "Cantarolando Histórias", uma produção independente.

        Vale ressaltar que, com ajuda da vida, casou-se com Enes Gomes, músico, compositor e cantor, e, unindo o útil ao agradável, passaram a fazer projetos juntos. Gravaram vários CDs com música popular brasileira (autoral) e fazem shows musicais por todo o Brasil. Enes é também escritor de livros infantis. Na maioria das histórias que ela conta, as músicas são de autoria dele. Sempre que precisa de alguma música para um novo repertório, recorre ao marido.

        Susana Gomes, filha de Fernando e Maria, é mãe de cinco filhos: Lara (24), Vitor (22), Laís (21), Lilian (18) e Vinícius (15). Todos são artistas e o mais novo é pianista e tocou no palco principal do Reveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro. "Sempre que possível eles fazem show com a gente, tocam, cantam e compõem. É como se diz por aí: filho de peixe, peixinho é", afirma. Na verdade, filhos de peixes, peixinhos são!

        O casal faz shows na Capital e no Interior, em locais como a Livraria Cultura, Fnac, Livraria da Vila, teatros e escolas de São Paulo, além de espaços culturais. O espetáculo mais recente leva o mesmo título do DVD "Cantarolando Histórias" – é um musical onde Susana conta e canta histórias, acompanhada por músicos, com bonecos e adereços.

        Na sua infância em Teresina, passava férias no Interior, na casa de seus avós, e gostava de subir em árvores, brincar na rua, tomar banho de chuva e, no rio, ouvir histórias e lendas numa roda de pessoas sentadas na calçada. Amava ver o bumba meu boi, folclore típico do Estado. Atualmente, quando sobra um tempinho, ele é dedicado à leitura, teatro, cinema e shows, além de ficar em casa curtindo a família e uma nova experiência: ser avó! Helena está com quatro meses, filha da Lara e de Rodrigo, e ganha todos os mimos de uma avó apaixonada que divide seu tempo livre com o sorriso da linda bebê.

        Planos para este ano: lançar outro CD infantil.

 

        Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida. Com o Projeto Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC e arquivo pessoal (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP