Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia Comarca de Franca
Evento rememora história do Poder Judiciário.
A visita telepresencial “Memória TJSP”, homenageou, nesta sexta-feira (5), a 38ª Circunscrição Judiciária (CJ) – Franca, que integra a 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Ribeirão Preto. A iniciativa, que está em sua terceira temporada, reúne conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para fortalecer a sensação de pertencimento dos integrantes da Justiça paulista, difundir o patrimônio cultural e rememorar acontecimentos que marcaram a história do TJSP, que em fevereiro completou 150 anos.
O vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, ressaltou a satisfação em conhecer mais sobre a região. “Certamente a história da Comarca de Franca, marcada por sua expressão e importância, confunde-se com a própria história da fundação do município”. O juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante da Comissão e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), conduziu os trabalhos e destacou a produção da visita, realizada pelo Museu do TJSP, e a colaboração dos setores envolvidos – Visitas Monitoras, Gestão Documental, Arquivo e Comunicação Social do TJSP.
Os participantes assistiram a vídeos sobre a origem do Judiciário brasileiro, do TJSP e sobre o sesquicentenário da Justiça paulista. A segunda parte da visita foi dedicada à comarca, com participação do juiz diretor do Fórum de Franca, José Rodrigues Arimatéa. “Falar de Franca é falar sobre a história da capitania de São Vicente. A cidade surgiu a partir das expedições bandeirantes, porque os viajantes que por aqui passavam precisavam de pouso”, contou. Ele abordou, também, o desenvolvimento da região e as importantes figuras que passaram pela cidade, com destaque para o desembargador Márcio Martins Ferreira, cujo busto adorna o fórum.
Vídeo, produzido pela comarca e pelo Museu, reuniu conteúdos sobre a origem de Franca, os primeiros habitantes, os pontos turísticos, a elevada qualidade de vida e as atividades econômicas, com foco para a indústria calçadista e a cafeicultura. A apresentação ainda abordou curiosidades históricas sobre a região, como a tentativa de anexação do território pelo estado de Minas Gerais e a participação de soldados na Guerra do Paraguai e na Revolução de 1932. Também integram a 38ª CJ as comarcas de Patrocínio Paulista e Pedregulho.
O coordenador adjunto da 38ª CJ, desembargador Elcio Trujillo, falou com carinho da comarca que o acolheu como juiz na década de 1980. “Aprendi a amar essa cidade, que é a capital da nossa região e se prepara para completar seus 200 anos. Um ponto de conhecimento e cultura, haja vista as escolas que temos com formação de excelentes profissionais. Franca merece esse reconhecimento do TJSP”, disse. Ao final, o desembargador Jarbas Gomes agradeceu as apresentações e enalteceu a judicatura dos magistrados que atuaram na CJ. “Fiquei muito impressionado pelo relato. Franca é uma demonstração de que o progresso e a tradição podem conviver em perfeita harmonia”, finalizou.
Também prestigiaram o evento os juízes de Franca Aurelio Miguel Pena (Vara da Fazenda Pública) e Márcia Christina Teixeira Branco Mendonça (Vara do Juizado Especial Cível) e servidores. A próxima comarca homenageada será a 26ª CJ, com sede em Assis. As inscrições podem ser feitas neste link. Confira a programação completa aqui.
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (print)
Siga o TJSP nas redes sociais: