Estudantes de Direito simulam Tribunal do Júri no Palácio da Justiça
Evento realizado pela Escola Paulista de Direito.
O Palácio da Justiça recebeu, na quinta-feira (27), alunos da Escola Paulista de Direito (EPD) – Campus Liberdade, para realização de júri simulado. A atividade, realizada periodicamente na sede do Judiciário paulista, oferece uma experiência prática do Direito para os estudantes, que têm a oportunidade de vivenciar os ensinamentos adquiridos em sala de aula e aplicá-los no emblemático Salão do Júri.
O coordenador adjunto do curso e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição, professor Pedro Henrique Abreu Benatto, abriu a sessão cumprimentando os alunos e professores presentes. “É a primeira vez que a Escola Paulista de Direito vem ao Tribunal de Justiça. Para nós, um motivo de muito orgulho”, declarou.
O júri tratou de homicídio ocorrido durante uma festa. Tanto o réu quanto a vítima eram policiais de folga, que trocaram tiros após discussão sobre suposto uso de drogas, culminando na morte de um deles. Testemunhas foram ouvidas e, em seguida, representantes da acusação e defesa interrogaram o réu. A simulação prosseguiu com sustentações orais perante os jurados, momento em que os alunos mostraram suas capacidades de argumentação. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação do acusado.
No encerramento, a coordenadora do curso de Direito da EPD, professora Fernanda Garcia Escane, agradeceu a colaboração dos professores e ressaltou o papel dos alunos envolvidos na realização da simulação. “Se não fossem os estudantes, não teria dado certo, especialmente pela coragem de vocês. Eu acompanhei e soube o desafio que foi. A Escola Paulista de Direito agradece todo o suporte do Tribunal de Justiça. Vocês foram muito acolhedores”, finalizou.
Também participaram da atividade os professores de Direito Penal Rodrigo Francisconi Pardal, Fernando Hideo Lacerda, Mayra Jardim Cardozo e Simone de Alcântara Savazzoni, responsáveis pela orientação dos alunos.
Comunicação Social TJSP – IM (texto) / AL (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: