PUC-SP institui Colar de Mérito Acadêmico: primeiro agraciado é o presidente do TJSP

Ricardo Mair Anafe é da turma de 1981.

    Ex-alunos do Curso da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da turma de 1981, desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo, integrantes do Ministério Público de São Paulo, professores e alunos se reuniram, ontem (8), no Auditório Professor Paulo de Barros Carvalho (Auditório 239 do Campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, na capital paulista) – mesmo local que testemunhou a formatura dos então bacharelandos – para prestigiar a entrega do Colar de Mérito Acadêmico, criado e aprovado recentemente pelo Conselho da PUC e concedido pela instituição ao seu ex-aluno que hoje ocupa a Presidência do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, por iniciativa conjunta do diretor da PUC-SP Vidal Serrano Nunes Júnior e do desembargador do TJSP Christiano Jorge Santos.   
    
Essa é a primeira outorga do Colar de Mérito Acadêmico e os presentes compartilharam com o homenageado a alegria do reconhecimento e do encontro. A cerimônia teve como mestre de cerimônias o doutor em Direito, professor de graduação e pós-graduação da Casa e promotor de Justiça, Alexandre Rocha Almeida de Moraes, e a mesa condutora dos trabalhos formada pelos professores doutores Maria Amalia Pie Abib Andery (reitora) e Vidal Serrano Nunes Júnior (diretor); pelos desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), José Maria Câmara Júnior (diretor da Escola Paulista da Magistratura) e Marcia Regina Dalla Déa Barone (representando a presidente da Associação Paulista de Magistrados/Apamagis e a presidente da Instituto Paulista de Magistrados/Ipam); o corregedor-geral do Ministério Público, procurador Motauri Ciocchetti de Souza; e o vice-presidente  da Associação Paulista do Ministério Público/APMP, Gabriel Bittencourt Perez.
    Na cerimônia, as saudações ao homenageado ficaram a cargo do professor titular de Direito Tributário, Roque Antonio Carrazza, e do ex-aluno e integrante da turma de 1981, professor Fábio Ulhoa Coelho, também titular da PUC-SP. Disse o primeiro: “Com efeito, o desembargador Ricardo Mair Anafe é, acima de tudo, um homem de princípios, de posições definidas, que, pela força irradiante de suas qualidades, é por todos respeitado. Pessoas como ele, verdade seja dita, são raras, pois está entre as que não desertam, entre as que não capitulam, entre as que não se aviltam, entre as que não se vendem. Está, em suma, com a Verdade; com a Verdade que liberta, nas palavras imorredouras de Cristo. E por estar com a Verdade, não se preocupa se, algumas vezes, corre o risco de ficar só”. Também destacou suas decisões: “Quem se dá conscientemente a esse duro ofício – o ofício de julgar –, percebe, nas decisões do desembargador Ricardo Mair Anafe, entre outras virtudes, o cuidado de redação, o estilo saborosamente clássico, a seriedade da pesquisa científica e, acima de tudo, o gênio criativo. Com o refinamento de sua erudição, consegue a façanha de musicar até o prosaico tributo”.
    O segundo lembrou dos colegas da época: “Em ordem alfabética, além de mim, são ou foram professores desta Casa os seguintes formandos da turma de 1981: Alberto Zacharias Toron, Antonio Lopes Monteiro, Everaldo Cambler, José Arthur Lima Gonçalves, José Eduardo Martins Cardozo, José Roberto d’Affonseca Gusmão, José Rui Pereira, Josué de Oliveira Rios, Marco Antonio Marques da Silva, Osvaldo Palotti Júnior e Sérgio Luís Mendonça Alves. Sabemos todos como são especiais as amizades cultivadas nos bancos universitários. São amizades sedimentadas na juventude, quando tudo é muito vigoroso e ao mesmo tempo cercado de incertezas. Compartilhamos com os colegas de turma os tempos em que se misturam as convicções sólidas e as hesitações angustiantes; os tempos em que a vida oferece múltiplos caminhos e adverte que a nossas escolhas serão decisivas; compartilhamos com os colegas de turma da faculdade as grandes certezas e as tormentosas dúvidas da transição juvenil, essa precária ponte que liga a infância à vida adulta. E certamente por isso, as amizades da faculdade são muito especiais”.
    Ao agradecer a outorga do Colar de Mérito Acadêmico da PUC-SP, o presidente Ricardo Mair Anafe, emocionado, recordou-se de seu pai, o advogado Mair Anafe, de seus ensinamentos e lições. Também falou sobre a grandeza do Poder Judiciário de São Paulo e, especialmente, da grandeza e importância de seus integrantes, magistrados e servidores. Ao término citou e dividiu a homenagem recebida e a emoção sentida com os magistrados, os secretários e os servidores presentes à cerimônia, entre eles o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi, e a desembargadora Ana Luiza Liarte.

    Assista: www.youtube.com/watch?v=5RlpLDZm_1U

    Mais fotos no Flickr

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    
www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP