TJSP prestigia comemoração dos 130 anos do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”
Presidente Ricardo Mair Anafe saudou a tropa.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, o vice-presidente da Corte, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, prestigiaram, na noite de ontem (6), a solenidade de comemoração dos 130 anos do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”. A solenidade contou com entrega de medalhas e desfile de cavalaria.
O Regimento foi criado em 11 de outubro de 1892. Atua na preservação e manutenção da ordem pública em todo o estado de São Paulo. A atribuição do nome “9 de Julho”, em alusão à Revolução Constitucionalista de 32, foi realizada em 1955, por iniciativa do então governador Jânio Quadros.
Após a saudação com honras militares ao presidente do TJSP, a mais alta autoridade presente, aconteceu a leitura do boletim interno e a entrega da “Medalha do 1º Centenário do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho”. Os desembargadores auxiliaram na entrega da comenda destinada a civis e militares que tenham contribuído com o Regimento e prestado relevantes serviços à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“Para o Tribunal de Justiça é uma honra participar dessa comemoração centenária”, afirmou o presidente Ricardo Mair Anafe ao saudar a tropa. O magistrado lembrou que a cavalaria remonta à própria criação da polícia paulista, em 1831, com efetivo de 100 homens a pé e 30 a cavalo. “Os senhores e as senhores representam o melhor do legado dos 130 de 31, em especial daqueles 30 cavaleiros, que representaram o berço da Força Pública, o berço da Polícia Militar que nós temos hoje, pela qual os paulistas têm respeito, admiração e orgulho. Os senhores garantem a paz da sociedade de São Paulo”, declarou o desembargador. Também fizeram uso da palavra o comandante do Comando Militar do Sudeste, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro de Paiva; o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Ronaldo Miguel Vieira; e o comandante do Regimento 9 de Julho, tenente-coronel PM Carlos Eduardo de Lima.
Em seguida houve desfile de cavalaria e, para encerrar, apresentação do “carrossel”, demonstração de perícia, coordenação e preparo técnico dos integrantes do Regimento.
Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; o comandante da 2ª Região Militar, general de Divisão Jorge Cardoso Martins; o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Guilherme da Silva Costa; representantes de instituições militares e civis e integrantes da PM-SP.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp