Comitiva do TRE-RS percorre prédios históricos do Judiciário paulista

Visitantes conheceram parte do acervo do TJSP.

 

    O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, hoje (3), desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul para visitas ao Memorial Hely Lopes Meirelles, Palacete Conde de Sarzedas e Palácio da Justiça. A comitiva - formada pelo presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa; pelo diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJERS), desembargador Jorge Luís Dall’Agnol; pelo secretário judiciário do órgão, Rogério da Silva de Vargas; e pela diretora-geral do TRE-RS, Ana Gabriela de Almeida Veiga - foi recepcionada e acompanhada pela desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora do Museu do TJSP.

    No Memorial Hely Lopes Meirelles, o juiz Marcos de Lima Porta, da 5ª Vara da Fazenda Pública, participou da recepção aos convidados. Lá, eles ouviram sobre a vida pessoal e profissional do desembargador Hely Lopes Meirelles, que dá nome ao prédio, e observaram itens como títulos, medalhas e condecorações do magistrado.

    Em seguida, a comitiva partiu para o Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo. No local, os integrantes do TRE-RS subiram à torre do casarão, que pertenceu à família do Conde de Sarzedas até 1939 e viram, dentre outros objetos, artigos doados pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, à Corte paulista - uma balança de mesa, representando a Justiça, e um tinteiro de mármore, que eram do escritório do seu pai, o desembargador Nelson Pinheiro Franco, presidente do Tribunal no biênio 1985/1986. Lá, a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani presenteou os visitantes com o livro “Justiça de São Paulo: entre História e Futuro”, lançado pelo TJSP em 2017.

    Na sede do Poder Judiciário paulista, o Palácio da Justiça, a comitiva foi saudada pelo corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe. Eles conheceram os principais espaços: o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri, o Espaço Cultural Paulo Bomfim, a Sala José Adriano Marrey Junior, e o Salão Nobre (Sala Ministro Manoel da Costa Manso), também conhecida como Plenária, onde ocorrem as sessões presenciais do Órgão Especial.

    O presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa agradeceu a recepção amistosa que recebeu e enfatizou: “O Tribunal de Justiça de São Paulo é um modelo do que podemos ter de bom”.

  

     Comunicação Social TJSP – AA (texto) / AC (fotos)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP