José Roberto Bedran preside última sessão à frente do Órgão Especial
Esta segunda-feira (19) foi um dia especial para o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran. Ao término de sua última sessão à frente do Órgão Especial foi homenageado por todos os integrantes da plenária.
O desembargador José Renato Nalini deu início às homenagens. Ele ressaltou algumas das qualidades do presidente, como a sua simplicidade, a cultura jurídica e a franqueza. “Toda sua carreira foi feita nesses moldes. O nome de Vossa Excelência é um equilíbrio, que serve como acervo fundamental de conhecimento. Assumiu esta Casa no momento mais frágil dos últimos anos e, mesmo assim, imprimiu segurança, deu a todos os jurisdicionados a confiança e a certeza de que a Justiça paulista estava em boas mãos. A Justiça de São Paulo terá no nome de José Roberto Bedran um exemplo de magistrado, de modelo padrão. Digo com franqueza, espero que permaneça conosco até o dia em que a aposentadoria o force a nos afastar. Permaneça como um norte inspirador”, disse.
O desembargador Guilherme Strenger falou das iniciativas que Bedran teve para restaurar a credibilidade do Poder Judiciário paulista. “Vossa Excelência com coragem assumiu a resolução que tratou os processos da Meta 2. Sempre pensou na instituição e não em si próprio. Tenho a certeza que tem o reconhecimento dos jurisdicionados que viram Vossa Excelência solucionar um problema que se arrasta nessa Corte: o julgamento dos recursos. Sentiremos saudades; tenho como exemplo todas as atitudes que Vossa Excelência tomou na Presidência desse Tribunal.”
Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Mário Devienne Ferraz, o presidente Bedran soube dirigir o Tribunal de Justiça com muita altivez e pulso firme. “Seu exemplo ficará para sempre, lamentamos que em breve perderemos sua ponderações. Magistrado justo, correto, íntegro que ficará sempre em nossa memória”, concluiu.
“Minha admiração vem desde os tempos de faculdade. Sua conduta já mostrava o magistrado exemplar que seria. Na Presidência Vossa Excelência foi uma figura excepcional e fez uma gestão maravilhosa. Com muita calma e ponderação soube conduzir a situação. Seja muito feliz”, afirmou o desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini.
“Aprendi a admirá-lo como presidente, como homem e como cidadão. O seu exemplo ficará para sempre, portanto, receba também minhas felicitações e desejo de muito sucesso”, disse o desembargador Enio Santarelli Zuliani.
Todos os integrantes do Órgão Especial se manifestaram invocando palavras como seriedade, dedicação, admiração, coerência, brilhantismo, humildade, amizade, agradecimento, entre outras.
O procurador de Justiça Motauri Ciocchetti de Souza, que falou em nome do Ministério Público, disse que o jurisdicionado ganhou muito com a presença de Bedran na Presidência do TJSP. "Em nome do Ministério Público, de minha pessoa e da profissão que exerço, peço despeça-se da Presidência e não do Órgão Especial. Impressiona-me sua humildade, incondizente com a sua capacidade e competência, mas compatível com a grandeza que poucos homens têm."
Emocionado, José Roberto Bedran perguntou o que mais poderia desejar depois de ter ascendido ao cargo maior do Tribunal de Justiça. “Procurei servir à magistratura como um verdadeiro escravo e não sei se fiz tudo o que poderia fazer, mas devo tudo o que foi feito aos meus amigos do Tribunal." O presidente agradeceu ao Conselho Superior da Magistratuta, ao Órgão Especial, às comissões administrativas, aos juízes assessores, aos colegas da magistratura e aos servidores do Poder Judiciário. "Se me for dado o direito de fazer uma última e humilde solicitação, peço que esse Tribunal siga unido em prol do interesse público e dos nossos jurisdicionados. Tenho certeza que isso ocorrerá nessa nova gestão, confio no Sartori, no Franceschini e no Nalini. Meu tempo chegou e nós todos somos passageiros efêmeros nessa nossa instituição. Muito obrigado a todos”, concluiu o presidente.
A sessão terminou sob aplauso dos presentes.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br