Em clima de festa, Taquaritinga recebe a 3ª vara

        Cidadãos taquaritinguenses receberam ontem (16), em uma solenidade festiva, a 3ª vara da comarca. Em seu último ato oficial como presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador José Roberto Bedran foi ao encontro de seus conterrâneos para a instalação da vara e, na mesma cerimônia, receber o título de “Honra ao Mérito” oferecido pela municipalidade.

        O acanhado salão do júri do fórum de Taquaritinga foi insuficiente para acomodar as pessoas que prestigiaram o evento. A comarca, até então, tinha duas varas cumulativas, Juizado Especial Cível e Criminal e o Anexo de Execução Fiscal. No Judiciário local atuam os magistrados Fernando Bonfietti Izidoro (1ª vara e diretor do fórum) e José Maria Alves de Aguiar Junior (2ª vara) para o atendimento de 12.760 ações cíveis, 3.304 criminais, 589 referentes à infância e juventude, 11.057 execuções fiscais, 409 do JeCrim e 1.742 do JeCível, que tem jurisdição em Taquaritinga (55.985 habitantes), Santa Ernestina (5.568), Cândido Rodrigues (2.668) e Fernando Prestes (5.534).

        Segundo o juiz Fernando Bonfietti Izidoro, tem início nova fase na prestação jurisdicional. “Era um anseio antigo e esse empenho - que contou com a participação de muitas pessoas, mesmo antes de minha chegada - hoje é coroado. Agradeço a todos que se empenharam e, em especial, ao grande responsável por tudo isso: desembargador José Roberto Bedran.”

        Outro magistrado que também batalhou muito a conquista foi Rogério Aguiar Munhoz Soares. Ele judicou em Taquaritinga e foi à solenidade para prestigiar a conquista. “Volto depois de quatro meses de minha promoção e revejo amigos e autoridades que testemunharam essa difícil luta. Taquaritinga deixa de ser para o juiz um ato de heroísmo.” Munhoz Soares também estava lá para homenagear o presidente Bedran. “Trabalhei como funcionário na câmara que ele integrava e o tenho como exemplo de magistrado”, disse. “Essa cerimônia será marcante em sua vida porque é o coroamento de excelente gestão e excelente carreira.”

    Para o presidente da 75ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taquaritinga, Eduardo Henrique Moutinho, “há anos, pelo menos duas décadas, a comunidade taquaritinguense, em especial os advogados atuantes na nossa comarca, aguardava a chegada desse momento”. A última vara instalada em Taquaritinga data de 1989. O advogado levantou a nova luta para a comarca. “A OAB passa a empunhar nova bandeira: a ampliação do nosso fórum.”

        A 2ª promotora de Justiça Ana Paula Nidalchichi Ribeiro, que representou o procurador-geral da Justiça, também exaltou os benefícios que a vara trará à prestação jurisdicional e parabenizou, em especial, os funcionários da comarca, “os quais, diante de tantas dificuldades e do grande volume de serviço, não desanimaram e conseguiram prestar de forma eficiente o serviço jurisdicional, sendo certo que sem eles também não há Justiça”.

        Incumbida de fazer a entrega do título de “Honra ao Mérito”, proposto por Fran Curti e acatado por unanimidade pelos demais vereadores, a presidente da Câmara de Taquaritinga, Márcia Aparecida Zucchi Libanore, disse que a ideia inicial era homenagear o conterrâneo. “Quis Deus, em sua suprema sabedoria, que quando da entrega, este diploma tivesse um significado ainda maior: o de agradecimento profundo e sincero de toda uma população pelo seu gesto em benefício de cada um de nós. A inauguração da 3ª vara vai trazer avanços importantes no andamento dos processos em nossa comarca, o que significa mais e mais pessoas sendo atendidas em seus anseios.”

        José Paulo Delgado Júnior, prefeito de Taquaritinga, ressaltou “o dia histórico vivido na cidade com a conquista de toda a comunidade taquaritinguense. “Da união nasceu essa conquista. Fizemos a nossa parte e o senhor (referindo-se ao presidente) entra pela segunda vez na história desta cidade. Já era uma honra tê-lo como filho, hoje o senhor escreve seu nome mais uma vez na história de Taquaritinga.”

        O deputado federal Dimas Ramalho, que também é nascido na cidade, enalteceu o trabalho feito pelo presidente Bedran à frente do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Hoje, o que tinha atraso no melhor Tribunal de Justiça do País, que trabalha com números absurdos, já não existe mais. Pela primeira vez, o número de recursos julgados supera o número dos que deram entrada no Tribunal e isso tem nome e sobrenome: José Roberto Bedran.” Fazendo coro com a OAB local, Dimas Ramalho também assumiu o compromisso de batalhar pela ampliação do fórum.

        Ao encerrar a solenidade, o presidente não conseguiu conter a emoção. Com alguma dificuldade, já que tudo fazia para suplantá-la, José Roberto Bedran fez um retrospecto de seus laços com a cidade desde 1942, quando os gêmeos da família Bedran nasceram nessa mesma rua (Duque de Caxias) em que o fórum está instalado. O homenageado falou de suas lembraças de infância, citou os banhos na fonte luminosa, os jogos de futebol, os namoros no Cine São Pedro, os bailes no Imperial, grandes aventuras que não serão esquecidas. “Foram anos dourados de minha modesta e simples vida, e, por certo, como poeticamente bem exprime o cancioneiro nacional, ‘a gente era feliz e não sabia...’”

        Bedran agradeceu a homenagem dos vereadores da cidade dizendo ser um “galardão que levarei para o resto de minha vida, a coroação definitiva do meu já tão imenso e declarado amor por esta grandiosa terra natal”.

        Como presidente do TJSP disse que “por conhecidas razões de carência de recursos orçamentários, não temos tido condições de instalar outras unidades judiciárias em várias comarcas do Estado que igualmente estão a necessitar de idêntica melhoria, em prol do interesse público e da boa prestação dos serviços forenses”.   

        À solenidade também estiveram presentes o coordenador da 42ª Circunscrição Judiciária, desembargador Vicente Antonio Marcondes D´Angelo, natural de Taquaritinga e um dos responsáveis pela conquista da 3ª vara; o coordenador da Associação Paulista de Magistrados na circunscrição de Jaboticabal, Ayman Ramadan, representando o presidente; o juiz diretor do fórum de Jaboticabal, Alexandre Gonzaga Baptista dos Santos; o juiz diretor do fórum de Borborema Armênio Gomes Duarte Neto; o juiz da 2ª Vara da Comarca de Taquaritinga, José Maria Alves de Aguiar Júnior; o promotor de Justiça de Taquaritinga, Rodrigo Lopes; os vereadores Francisco Vicenzo Curti, Gilmar de Azevedo e Luís Roberto Aparecido Micheloni; o comandante da 2ª Companhia Jeferson Lopes Jorge, representado o comandante do 13º BPM/I; o delegado de Polícia titular de Taquaritinga, Claudemir Aparecido Pereira da Silva;o prefeito de Cândido Rodrigues, Célio Ferretti; o prefeito de Fernando Prestes, Bento Luchetti Júnior; o prefeito de Santa Ernestina, José Carlos Simão;o vice-prefeito de Taquaritinga, José Maria Modesto; o presidente da Câmara de Santa Ernestina, Flávio Nogueira; além de desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados de Brasil, servidores, amigos do homenageado e cidadãos taquaritinguenses.



        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)    

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP