Corte paulista tem três novos desembargadores
Representantes do Poder Judiciário participaram hoje (27), no Salão dos Passos Perdidos, da posse de três novos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Jeferson Moreira de Carvalho, Cláudio Hamilton Barbosa e Irineu Jorge Fava reafirmaram o compromisso de contribuir para a redução da quantidade de processos em trâmite na segunda instância, sem prejuízo à qualidade das decisões. O maior tribunal do país, em número de processos distribuídos, conta agora com 355 desembargadores.
A desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, que conduziu os novos integrantes à solenidade de posse, fez também a saudação em nome da Corte. “Foi um longo caminho, trilhado com muita persistência, estudo, noites não dormidas, em busca da solução mais justa para cada conflito. Um mundo moderno exige que o magistrado seja um jurista apto a enfrentar os mais diversos desafios. E, hoje, os três empossados chegam a seus ápices cercados pelos seus, como atletas que sobem ao pódio e recebem como prêmio o Colar do Mérito Judiciário. Aos novos desembargadores, que irão compor de forma permanente esse Tribunal, as nossas congratulações e votos de pleno sucesso”, concluiu.
O desembargador Irineu Jorge Fava agradeceu aos presentes dizendo que a ocasião era de muita alegria porque, quando ingressou na carreira, via esse momento como algo inatingível. “Hoje eu atingi o objetivo e só tenho que agradecer aos que me ajudaram a trilhar os caminhos do Judiciário. Peço a Deus que continue me dando força e saúde para cumprir o meu dever como tenho feito até agora.”
Em seu discurso, o desembargador Cláudio Hamilton Barbosa enfatizou que o momento é de grande emoção e que a gratidão é uma das virtudes essenciais do ser humano. “Divido com todos aqueles que tiveram papel importante em minha vida esse momento marcante.” O terceiro empossado, desembargador Jeferson Moreira de Carvalho, contou que com a experiência de julgar que os novos integrantes têm, em muito contribuirão para a democracia desse país.
O presidente do TJSP, José Roberto Bedran, encerrou a cerimônia com agradecimentos aos que vieram prestigiar o evento. “Ao término dessa solenidade, em que o Tribunal de Justiça vive mais um dia de gala ao receber os seus mais novos integrantes, a mim só cabe cumprimentá-los no agora tão elevado cargo e nessa tão árdua tarefa, desejando-lhes sucesso nessa missão que,l certamente, continuarão a cumpri-la com a mesma dedicação e o mesmo brilho”, finalizou.
À solenidade estiveram presentes também o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Luís Daniel Pereira Cintra, representando a secretária de Estado e o governador de São Paulo; o vice-presidente do TJSP, desembargador José Santana; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Francisco Stella Júnior, representando o procurador-geral; a procuradora do Estado e chefe da Procuradoria Fiscal, Maria Lia Pinto Porto Corona, representando o procurador-geral do Estado; o coordenador do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, defensor Pedro Gilberti, representando a Defensoria Pública Geral; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Orlando Geraldi, representando o presidente; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Ciro Pinheiro e Campos; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Luis Antonio Ganzerla, representando o presidente da Seção de Direito Privado; o diretor de assuntos legislativos da Associação de Magistrados Brasileiros, Marcus Onodera; o 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o vice-presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alvaro Lazzarini; o procurador de Justiça e diretor da Associação Paulista do Ministério Público, Herberto Magalhães da Silveira Júnior; o presidente da Comissão de Direito e Mundialização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Eduardo Carvalho Tess Filho; o orientador do Cerimonial, Relações Públicas do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, acadêmico Paulo Bomfim; o chefe da Assessoria Militar do TJSP, coronel Renato Cerqueira Campos; o chefe de gabinete da Prefeitura de Franca, Valter Zarur Sene, além de desembargadores, juízes, procuradores e promotores de Justiça, advogados, amigos e familiares dos empossados.
Currículos
Cláudio Hamilton Barbosa nasceu em 2 abril de 1948, na cidade paulista de Franca. Em 1980 ingressou na magistratura como juiz substituto da 38ª Circunscrição Judiciária. Ao longo da carreira, também trabalhou em Tambaú, Pedregulho e Igarapava. Em 1997, foi promovido juiz de entrância especial e, em agosto de 2011, promovido a desembargador pelo critério de antiguidade.
Irineu Jorge Fava nasceu em 2 de novembro de 1957, na cidade de Lins. Formou-se bacharel pela faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino de Bauru, turma de 1979. Ingressou na magistratura em 1985, nomeado para 32ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bauru. Ao longo da carreira, trabalhou nas comarcas de Cafelândia, Praia Grande, Rancharia, Araçatuba e Lins. Em agosto deste ano, foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento.
Jeferson Moreira de Carvalho nasceu na cidade de Taubaté, em 24 de fevereiro de 1956. Ingressou na magistratura em 1985 e foi nomeado para 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba. Passou pelas comarcas de São José dos Campos, Taubaté, São Bento do Sapucaí, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Miguel Paulista. Em 2009, foi juiz suplente e efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Em agosto de 2011, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br