Desembargador Sebastião Carlos Garcia se despede do TJSP

        Nascido em Caldas (MG), o desembargador Sebastião Carlos Garcia participou hoje (27) de sua última sessão de julgamento, depois de mais de 40 anos dedicados à magistratura. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, presente  à sessão de despedida, “não poderia deixar de prestar uma singela homenagem ao grande juiz que serviu o Poder Judiciário por 42 anos, tempo que representa mais da metade de sua existência. Fê-lo com todas as virtudes de um magistrado e, infelizmente, é obrigado a deixar os serviços prestados ao Judiciário. O Tribunal de Justiça é devedor do seu brilhante trabalho”.
        Os integrantes da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, à qual pertence Sebastião Carlos Garcia, prestaram homenagem ao magistrado, que iniciou a carreira no Judiciário paulista em 1970. 
        “Quando cheguei, há oito anos, sem experiência como julgador de 2º grau, tive uma recepção maravilhosa por parte do desembargador que hoje se afasta da judicatura, um exemplo de homem público, competência e dedicação à Justiça”, disse o colega José Percival Albano Nogueira Júnior. 
        Para o magistrado Roberto Caruso Costabile e Solimene, “o desembargador trilhou seu caminho sem percalços e chegou a este dia com a certeza de que cumpriu sua missão com presteza”.
        Francisco Eduardo Loureiro, que assumirá a vaga, disse ter à frente duas grandes responsabilidades: “uma de fazer parte da 6ª Câmara de Direito Privado do TJSP e a outra de ocupar o lugar que foi do desembargador que encerra hoje seu ciclo, com grande êxito”.
        O presidente da 6ª Câmara, Paulo Alcides Amaral Salles, disse que o magistrado “despede-se do nosso convívio, mas não da nossa amizade. O espírito não se aposenta e o espírito de Sebastião Carlos Garcia não conhece a fadiga. Tenho certeza que ele continuará amando com o mesmo entusiasmo a nossa magistratura”, finalizou.
        O homenageado proferiu palavras a cada integrante da câmara, desejando saúde e sucesso em suas carreiras. “A meu modo simples procurei cumprir com meu dever, da melhor maneira. Guardei a fé na Justiça e na jurisdição, na certeza de que é a única solução para os conflitos humanos.” Citou, ainda, um pensamento do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez: ‘a vida não é que a gente viveu, mas aquela que a gente se recorda, e como recorda pra contar’ e disse que “talvez eu não tenha muito para contar, mas muito para recordar”. Familiares, amigos e assistentes do desembargador Sebastião Carlos Garcia acompanharam a sua despedida do Poder Judiciário paulista.

        Trajetória - Filho de José Candido Garcia e Sebastiana da Silva Franco Garcia, o desembargador é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, turma de 1966. Em 1970, Sebastião Carlos Garcia chegou ao Judiciário passando pelas comarcas de Jundiaí, Brotas, Ituverava, Diadema e São José do Rio Preto. Foi promovido à entrância especial em 1983, quando passou a trabalhar na 9ª Vara da Família e Sucessões da Capital. Desempenhou suas funções no Tribunal de Alçada Criminal de 1989 a 2001, quando foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento.

        Assessoria de Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (foto)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP