STI e Prodesp se reúnem para aprimorar sistemas de informática do TJSP
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eric Samuel Mourão, participou hoje (29) de mais uma reunião com o presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Célio Fernando Bozola. O objetivo dos encontros, que acontecem regulamente há cerca de um mês no Fórum João Mendes Júnior, é aprimorar o atendimento técnico de informática prestado aos servidores do TJSP e o desempenho dos sistemas.
Além do secretário e do presidente da Prodesp, também estiveram presentes funcionários das duas instituições. O primeiro encontro aconteceu a partir da identificação de lentidão e indisponibilidade de alguns sistemas gerenciados pela Prodesp para o Tribunal, entre eles o Sindap (Sistema de Distribuição e Acompanhamento Processual) e o Sivec (Sistema de Integração das Varas de Execuções Criminais).
Logo após a primeira reunião, os técnicos da Companhia trabalharam no problema e fizeram o 'balanceamento' dos servidores, que é uma espécie de readequação do banco de dados. Os resultados apareceram e já houve uma diminuição de cerca de 60% dos problemas de indisponibilidade.
“Queremos melhorar a comunicação com o TJSP, um dos nossos principais clientes. Por isso realizaremos reuniões regulares, a cada 15 dias. Com essa proximidade temos condições de compreender melhor as necessidades do Tribunal”, disse Bozola.
O TJSP e a Prodesp também estudam a criação de um curso para os servidores, via internet, que auxiliaria no manuseio dos sistemas e diminuiria o número de chamadas ao Help Desk – serviço de apoio a usuários para suporte e solução de problemas técnicos.
“Tanto a secretaria quanto a Prodesp tem buscado medidas para melhorar a performance da informática. Para tanto, o Tribunal trocará quase a totalidade dos computadores espalhados por todo o Estado”, contou Mourão.
Serão 36 mil máquinas novas – 6 mil fornecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e 30 mil compradas pelo TJSP. Os primeiros equipamentos já foram entregues em Guarulhos e Ribeirão Preto. A próxima comarca contemplada será Araraquara. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) planejou a troca dos computadores em 12 lotes no período de um ano.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br