Agosto laranja: conscientização e prevenção à esclerose múltipla
Condição afeta 40 mil pessoas no Brasil.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), une esforços, neste mês, à campanha Agosto Laranja, para conscientizar magistrados e servidores sobre a Esclerose Múltipla (EM), doença autoimune que afeta 2,8 milhões de pessoas no mundo e aproximadamente 40 mil no Brasil. A doença, apesar de não ter cura, pode ter seus sintomas e progressão controlados com tratamentos adequados.
A esclerose múltipla é caracterizada pela destruição de tecidos que envolvem os nervos, trazendo diversos sintomas debilitantes. Entre os mais comuns estão a fadiga, distúrbios visuais, rigidez e fraqueza muscular, além de desequilíbrio. Outros sintomas como dormências, formigamentos, dor ou queimação na face são frequentes, assim como dificuldades cognitivas, incluindo problemas de memória, atenção e processamento de informações. De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), as pessoas acometidas pela EM são, em sua maioria, jovens adultos, com idade entre 20 e 40 anos, e predominantemente mulheres.
O diagnóstico da EM é feito por ressonância magnética de crânio e coluna (medula espinhal). O tratamento envolve o uso de medicamentos, fisioterapia e a prática regular de exercícios físicos, com o objetivo de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / AO (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: