Presidente do TJSP é agraciado com medalhas da Polícia Militar
Centenário da Aviação e Cinquentenário da Corregedoria.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi homenageado nesta semana por dois órgãos que integram a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Na quinta-feira (15), o chefe do Judiciário paulista recebeu, do Comando de Aviação da PM, a Medalha Comemorativa do Centenário da Aviação. Hoje (16), foi agraciado pela Corregedoria da PM com a Medalha do Cinquentenário, honraria também concedida ao presidente do TJSP no biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe, e ao juiz assessor da Seção de Direito Privado Alexandre Andretta dos Santos, entre outros agraciados.
Medalha Comemorativa do Centenário da Aviação da Polícia Militar
A comenda tem como objetivo homenagear personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à aviação do Estado de São Paulo e a ao povo paulista. Foi outorgada em solenidade que marcou o aniversário de 40 anos do Comando de Aviação, realizada no Hangar João Negrão, no Campo de Marte. Instituída pelo Decreto Estadual nº 59.852/13.
Além do presidente do TJSP, foram agraciadas mais de 60 pessoas, entre elas o senador Marcos Pontes, os deputados estaduais Capitão Telhada e Lucas Dias Bove, e o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), brigadeiro do ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento.
O comandante da Aviação e anfitrião da solenidade, coronel PM Ronaldo Barreto de Oliveira, cumprimentou os homenageados e exaltou a unidade pelas quatro décadas de atividade. “São 40 anos em que o Estado de São Paulo é referência como a maior unidade aérea de segurança pública da América Latina, 40 anos de aprendizado e evolução. Parabéns a todos os agraciados, que contribuíram e continuam a contribuir para o crescimento da nossa aviação”. Em nome dos homenageados, o senador Marcos Pontes enalteceu a “competência, conhecimento, atitude e compaixão” daqueles que ajudaram a construir a história da instituição. O deputado federal Coronel Telhada exaltou “o legado de honra, coragem e trabalho” da instituição e daqueles que engrandecem a PM de São Paulo.
Também estiveram presentes o delegado-geral de Polícia, Artur José Dian; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Miguel Elias Daffara; e representantes de instituições civis e militares.
Medalha do Cinquentenário da Corregedoria da Polícia Militar
A solenidade de outorga foi realizada na sede da Corregedoria da PM, no bairro da Luz, em cerimônia que também celebrou os 74 anos da fundação do órgão. Instituída pelo Decreto Estadual nº 45.082/00, a honraria reconhece a contribuição de personalidades e instituições para o engrandecimento da Corregedoria, além de homenagear aqueles que, de algum modo, elevaram o nome da Polícia Militar de São Paulo.
Além dos desembargadores Fernando Torres Garcia e Ricardo Anafe e do juiz Alexandre Andretta dos Santos, também receberam a medalha o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite; o desembargador militar Ricardo Juhás Sanchez; a juíza militar Maria Elisa Terra Alves; os deputados estaduais Dimas Mecca Sampaio, Capitão Telhada e Lucas Bove; o promotor de Justiça Fábio Ramazzini Bechara; e outros mais de 30 agraciados. Na ocasião, o capitão PM Carlos Miyazato recebeu a Medalha Cruz de Sangue, outorgada a policiais gravemente feridos no exercício da atividade.
O corregedor, coronel PM Fábio Sérgio do Amaral, enalteceu o importante trabalho realizado. “Não tenho dúvidas de que nossa força é constituída por homens e mulheres de fibra e caráter, mas nenhuma instituição da envergadura da Polícia Militar sobrevive sem um rigoroso controle do comportamento de seu efetivo. Aos homenageados, amigos da nossa instituição e que muito contribuem com seu trabalho sólido para o engrandecimento dessa unidade, nosso reconhecimento e agradecimento”, disse. Em nome dos agraciados, o secretário Guilherme Derrite reforçou a Corregedoria como “instituição que desempenha um papel de extrema relevância” e fez especial menção ao TJSP, ressaltando que o Judiciário “orgulha o povo paulista pelo trabalho que realiza”.
Também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o ouvidor do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Orlando Eduardo Geraldi; o deputado federal Coronel Telhada; o vereador Major Palumbo; a juíza assessora da Corregedora Geral da Justiça Mônica Gonzaga Arnoni; o delegado-geral de Polícia, Artur José Dian; o chefe da APMTJ, coronel PM Miguel Elias Daffara; e demais representantes de instituições.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LC e PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: