Sessão especial marca aposentadoria do desembargador Walter da Silva após 40 anos na Magistratura
Amigos e familiares saúdam o magistrado.
Mais de 40 anos após tomar posse como juiz substituto, o desembargador Walter da Silva foi homenageado, hoje (1º), em sessão da 14ª Câmara de Direito Criminal que marcou sua aposentadoria. A solenidade foi conduzida pelo chefe do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença do vice-presidente e do corregedor-geral da Justiça, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira e Francisco Eduardo Loureiro.
O presidente Fernando Torres Garcia, que também é integrante da 14ª Câmara, iniciou as homenagens ao amigo de quatro décadas - ambos são oriundos do 149º Concurso de Ingresso da Magistratura e tomaram posse em 6 de janeiro de 1984. “Acompanhei desde o começo sua trajetória. Por conta dessa convivência, sou testemunha do quanto se entregou à Magistratura bandeirante e hoje tem sua brilhante carreira coroada. O Tribunal de Justiça de São Paulo sempre será sua casa”, declarou.
Presidente da 14ª Câmara de Direito Criminal, o desembargador Marco Antonio de Lorenzi falou das virtudes do colega. “Fui seu revisor e sempre percebi a qualidade de seus votos, sua dedicação e a forma coesa como conduziu os trabalhos nesta Câmara. Tenho certeza de que aproveitará a nova fase da vida com mais tranquilidade”, afirmou. O desembargador Hermann Herschander, também integrante do colegiado, prestou sua homenagem em breves palavras. “Agradeço por todos esses anos de convívio fraterno e cordial. Terá uma vida brilhante pela frente e certamente será uma fase tão boa quanto a que está acabando”, disse.
Em nome do Ministério Público de São Paulo, o procurador de Justiça Dimitrios Eugênio Bueri falou da distinta carreira do homenageado. “Conheço o desembargador desde 1992, um juiz de vanguarda, que muito honrou a Magistratura. O povo precisa de bons juízes, e Walter da Silva sempre foi um deles”, salientou.
Antes de discursar, Walter da Silva foi presenteado pelos servidores de seu gabinete. Bastante emocionado, agradeceu a presença de todos. Em seguida, fez um resumo de sua história de vida, recordando a infância humilde e os saudosos pais, os tempos em que trabalhou como vendedor de hortaliças, engraxate e soldado da Força Aérea Brasileira. Antes de ingressar na Magistratura, também atuou como advogado. “Até chegar aqui, um longo e difícil caminho foi trilhado, mas sempre grato a Deus pela saúde e pela incansável disposição para encarar os mais diversos desafios que possibilitaram meu crescimento pessoal e amadurecimento espiritual”, declarou.
“Caminhei pela estrada da vida neste Tribunal, onde ocupei vários cargos, com altivez, coragem e determinação, jamais cedendo a qualquer interesse que não fosse a real e efetiva aplicação da Justiça. Sinto que cumpri meu destino, sob o olhar e orientação divina. Noutras palavras, combati o bom combate”, concluiu o homenageado.
Também prestigiaram a cerimônia os demais integrantes da 14ª Câmara de Direito Criminal, desembargadores Amaro José Thomé Filho e Maria de Fátima dos Santos Gomes, e o juiz substituto em 2º Grau Luis Augusto Freire Teotonio; os integrantes da 13ª Câmara de Direito Criminal, desembargadores Luiz Augusto de Siqueira, Ronaldo Sérgio Moreira da Silva, Marcelo Coutinho Gordo, Marcelo Semer e Xisto Albarelli Rangel Neto, e os juízes substitutos em 2º Grau Luís Geraldo Sant’ana Lanfredi e José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues; o procurador de Justiça Ruy Cid Martins Vianna; os familiares do homenageado, coronel Silvia Natalia Soares Menezes da Silva (esposa); Maria Beatriz, João Walter e Aline (filhos); Maria Julia (neta); e Felipe (genro); além de muitos magistrados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, servidores da Justiça, amigos e familiares do desembargador Walter da Silva.
Trajetória - Walter da Silva nasceu em São Paulo (SP), em 1949. Formou-se em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), turma de 1976. Ingressou na Magistratura em 1984, como juiz substituto da 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Também judicou nas comarcas de Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Valinhos, Vinhedo, Itaporanga, Lorena e Capital. Em 2005, foi removido a juiz substituto em 2º Grau, sendo promovido a desembargador em 2009.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS e LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: