TJSP na Mídia: Entrevista com corregedor e divulgação de projeto da área da Infância e Juventude
Matérias veiculadas nos últimos dias.
A atuação da Corregedoria Geral da Justiça foi tema de entrevista concedida pelo corregedor-geral, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, ao jornalista Zacarias Pagnanelli, do Portal Cartão de Visita News. O magistrado ressaltou o papel da CGJ no apoio diuturno aos magistrados e unidades de 1º Grau. “A principal atribuição é a orientação. Sempre que vou fiscalizar, meu primeiro olhar é em como está o serviço e como ele pode ser melhorado. (...) A Corregedoria não deve ser vista como um órgão repressor, mas, sobretudo, como um órgão de apoio ao juiz que está na linha de frente, julgando os casos da população no dia a dia”, afirmou.
O corregedor também falou do papel normativo da CGJ e da importância da equipe de juízes assessores. Ele abordou, ainda, a conduta ética do juiz em sua atuação, ressaltando o papel fundamental da Escola Paulista da Magistratura (EPM), que dirigiu no biênio 2018/2019, na formação e qualificação desses profissionais.
Assista à entrevista na íntegra.
Projeto Ratione Ambiental
O jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, destacou mais uma iniciativa do Projeto Ratione, da Vara da Infância e da Juventude, em cooperação com a Polícia Militar Ambiental, envolvendo estudantes de escola pública estadual, que se mobilizaram em prol da proteção da fauna e flora no bairro. Denominado Ratione Ambiental, o programa visa, a partir de uma série de ações dos próprios alunos, transformar em praça uma área degradada por descarte irregular de lixo. “Solução é acreditar na criança”, celebrou o juiz Evandro Pelarin, titular da Vara e um dos idealizadores do Ratione.
A reportagem destacou que um dos impactos positivos foi a eliminação de atos infracionais registrados na escola. "Quando a unidade foi inaugurada, os alunos foram transferidos de outros colégios e isso gerou revolta, que refletia em atos de vandalismo. Então a Vara da Infância e da Juventude começou a olhar com mais atenção para esses estudantes", ressaltou a psicóloga judiciária Priscila Silveira Duarte Pasqual, que também está à frente do projeto. Em 2023, o Ratione recebeu menção honrosa na 3ª edição do Prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: