Comunicação Social

Notícia

EPM realiza palestra sobre redação jurídica

Professor Antônio Gidi foi o expositor.

A Escola Paulista da Magistratura (EPM) promoveu na segunda-feira (13) a palestra Redação jurídica, com exposição do professor Antonio Gidi. O evento foi realizado de maneira híbrida, com mais de mil inscritos no modo on-line.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Júnior, coordenador do evento, que agradeceu a participação de todos, em especial do expositor. “A palestra trará valiosas lições para o aprimoramento das nossas atividades profissionais e acadêmicas”, ressaltou.
O vice-diretor da EPM, desembargador Gilson Delgado Miranda, também coordenador do evento, enfatizou a preocupação do palestrante com a comunicação do profissional do Direito ao seu destinatário e com aspectos como estilo profissional, forma, estrutura, coesão, voz e eficiência da linguagem.
Antonio Gidi observou que há mais de 200 anos se estuda o uso da linguagem concisa nos Estados Unidos, enquanto no Brasil não houve esse aprimoramento. Ele chamou a atenção para a utilização de palavras inúteis nos textos jurídicos, citando como exemplo o uso desnecessário das palavras respectivo ou respectivamente: 212 casos na Constituição Federal, 130 no Código Civil e 114 no Código de Processo Civil. Salientou que o Código Civil de Portugal de 1966 apresenta 190 casos, mas no CPC português de 2013 não há ocorrências desse tipo, o que indica a preocupação de aprimoramento do uso da linguagem no país.
“Esse é um aspecto, mas existem mais de mil. E quem viola o princípio da concisão, também viola os princípios da precisão, da clareza e da simplicidade e não sabe escrever de forma vigorosa”, acentuou Antonio Gidi. Ele ressaltou que embora pareça insignificante excluir uma palavra ou expressão inútil, o problema é que isso se acumula no texto e esconde a mensagem que se quer transmitir. O professor também explanou sobre acepções de estilo, estrutura das frases e parágrafos, coesão e voz, e enfatizou a importância da revisão.
O evento teve a presença dos desembargadores Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti; Mônica de Almeida Magalhães Serrano e Vicente de Abreu Amadei, conselheiros da EPM; dos juízes Camile de Lima e Silva Bonilha, Diego Bocuhy Bonilha e Fernando Antônio de Lima e da professora Patrícia Miranda Pizzol, entre outros magistrados, servidores, advogados, estudantes e outros profissionais, que participaram presencialmente e on-line.

 

Comunicação Social TJSP – RF (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP