Presidente participa de evento sobre Direito Comercial

Pereira Calças discursou para especialistas na área.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou, na manhã desta quarta-feira (16), do evento “Disputas Empresariais 360°”, na Capital paulista. Professor de Direito Comercial, ele discursou para um público formado por especialistas na área.

        Pereira Calças foi o primeiro palestrante do encontro. Com o tema “Impactos das Varas e Câmaras Especializadas no Direito Empresarial Brasileiro”, o presidente discorreu sobre a história do desenvolvimento das câmaras e varas especializadas em Direito Empresarial no Judiciário paulista. Em 2005, foi instalada a pioneira Câmara Reservada à Falência e Recuperação Judicial, que teve Pereira Calças entre seus primeiros componentes, bem como as duas primeiras Varas de Falências e Recuperações Judiciais. A inciativa colocou o país em patamar atraente para os investidores por gerar segurança jurídica. “O empresário quer segurança jurídica, previsibilidade”, afirmou o desembargador. “Ele precisa saber, ao investir no país, como o seu contrato será tratado.”

        Pereira Calças aproveitou a oportunidade para anunciar a criação de duas Varas Regionais de Direito Empresarial, abrangendo toda a Grande São Paulo. “Pela primeira vez, haverá regionalização da competência empresarial no Brasil”, celebrou o presidente.

 

        Comunicação Social – DM (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP