Desembargador Antonio José Silveira Paulilo recebe homenagens antes da aposentadoria

Magistrado deixa a 21ª Câmara de Direito Privado.

        

O desembargador Antonio José Silveira Paulilo se despede do Poder Judiciário depois de mais de 40 anos de ingresso na Magistratura paulista. Ele participou, hoje (6), de sua última sessão de julgamento na 21ª Câmara de Direito Privado antes da aposentadoria e recebeu homenagens.

Em seu discurso, o presidente do 11º Grupo de Câmaras, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, falou da emoção em acompanhar a despedida de um amigo pessoal. “Lembro-me daquele dia, em 1978, quando cheguei para tomar posse como juiz substituto na Comarca de Guarulhos e fui recebido pelo magistrado Antonio José Silveira Paulilo. Desde então sempre esteve ao meu lado, me instruindo, amparando e estruturando para que eu pudesse desenvolver minha carreira”, disse. Ele apresentou o currículo do homenageado e discorreu sobre sua carreira. “Sempre foi um juiz exemplar, um norte para todos nós. Como desembargador atuou com eficiência, cuidado e com grande senso de justiça. Além disso, cultivou muitas amizades e vai deixar uma grande saudade.”

O vice-presidente da Corte, desembargador Artur Marques da Silva Filho, rememorou a trajetória do homenageado e enalteceu o brilhantismo de sua carreira, especialmente na Presidência da Seção de Direito Privado. “É um exemplo no exercício da judicatura e também de cavalheirismo, serenidade, atenção ao próximo, zelo, honradez, humildade e, sobretudo, de respeito ao lidar com os colegas, servidores, advogados e partes”, ressaltou.

Ao fazer uso da palavra, o colega de Câmara, desembargador Itamar Gaino, apontou os três componentes da turma de ingresso de 1976 – Manoel de Queiroz Pereira Calças, Getúlio Evaristo dos Santos Neto e Antonio José Silveira Paulilo – que, com ele completarão, no próximo mês de agosto, 43 anos de judicatura. “Após longa jornada em que honrou e abrilhantou a Magistratura, com sua inteligência, sabedoria, responsabilidade e extrema dedicação, podemos afirmar que Paulilo é um exemplo de magistrado e sentiremos sua falta. Desejo votos de muita felicidade nessa nova fase de sua vida.”

“É chegado o último dia de sua proveitosa missão”, afirmou o desembargador Virgílio de Oliveira Júnior. “Todo o propósito do filho de educadores foi, espero, alcançado no exercício da Magistratura, com fidelidade, bom senso e conhecimento jurídico. Modelo exemplar de magistrado, deixará na memória de todos que o admiram sua figura sempre risonha, convivendo urbanamente com seus pares neste Palácio da Justiça”, completou.

Comovido, o desembargador Antonio José Silveira Paulilo agradeceu a presença de todos e fez um balanço de sua trajetória. “Sempre me esforcei para fazer o melhor durante esses anos todos e agora, aos 71 anos de idade, entendi que é hora de deixar a Magistratura”, relatou. Ele agradeceu aos colegas, servidores, advogados, integrantes do Ministério Público, a todos que o auxiliaram na condução da carreira e também à família que sempre o apoiou. “Agora vou me dedicar mais à família e à música, sem nunca deixar de acompanhar o Judiciário.”

Assumindo a presidência da sessão, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, destacou a amizade com o homenageado, que remonta à turma de 1976. “Durante quase 43 anos tivemos a figura do doutor Paulilo como paradigma de amigo, magistrado e pai de família”, lembrou. Ele afirmou que, durante sua longa judicatura, Antonio José Silveira Paulilo sempre enobreceu, honrou e dignificou a Magistratura bandeirante. “Por onde passou, deixou sua marca de grande juiz, com postura e sabedoria. É uma honra estar aqui. Sua amizade só nos engrandeceu.” O presidente Pereira Calças enalteceu a trajetória do desembargador. “Forte como juiz, também comandou a maior Seção de Direito na nossa Corte – a maior de todos os tribunais do País – e o fez com rara competência”, concluiu.

Antonio José Silveira Paulilo – Natural de Piracicaba (SP), nasceu em dezembro de 1947 e se formou pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, turma de 1971. Ingressou na Magistratura em 1976, nomeado para a 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Foi nomeado em caráter vitalício em 1978. Também atuou em Auriflama, Santos, Cubatão e na Capital. Em 1991, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau da Comarca de São Paulo. Também atuou como juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil a partir de 1994, quando foi promovido pelo critério de merecimento. Em 2005, foi promovido a desembargador do e, no biênio 2013/2014 foi presidente da Seção de Direito Privado. 

Os desembargadores que integram o Conselho Superior da Magistratura prestigiaram a despedida do colega: Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano) e os presidentes das Seções Getúlio Evaristo dos Santos Neto (Direito Público), Gastão Toledo de Campos Mello Filho (Direito Privado) e Fernando Antonio Torres Garcia (Direito Criminal). Também participaram da homenagem a esposa Maria Clauderes Salla Paulilo e a filha Renata Salla Paulilo, magistrados, representantes do Ministério Público, advogados e servidores.          


Comunicação Social TJSP –  VT (texto) / KS (fotos)

  imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP