Comarca de Guarulhos inaugura "Galeria de Retratos de Juízes Diretores"

Evento rememorou a história da Justiça local.

    A Comarca de Guarulhos inaugurou, nesta quarta-feira (24), a "Galeria de Retratos de Juízes Diretores". No ato solene, houve o descerramento da galeria e discursos. Representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, esteve presente o juiz substituto em 2º grau João Batista de Mello Paula Lima. A celebração homenageou os ex-diretores Adriana Porto Mendes, Ana Lucia Fernandes Queiroga, Carolina Nabarro Munhoz Rossi, Jayme Garcia dos Santos Junior, Lincoln Antonio Andrade de Moura e Regis de Castilho Barbosa Filho.

    Primeiro a fazer uso da palavra, o magistrado João Batista de Mello destacou a importância de o Poder Judiciário acompanhar o crescimento da comunidade local e elogiou o trabalho realizado pelos juízes. “Sinto-me feliz em poder estar aqui, hoje, nesta solenidade festiva”, disse.

    Na sequência, o diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Grande São Paulo, juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, falou em nome dos homenageados. “Reverenciar o passado significa lançar o olhar mais profundo à nossa verdadeira identidade. Homenagens como essa reverberam a confiança no porvir, no futuro promissor que se abre no horizonte, pelo qual lutaremos sem cessar, com toda a perseverança”, afirmou.

    O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, notou que “os Poderes são independentes, mas devem ter uma boa relação. Isto podemos dizer sobre Guarulhos: agimos com respeito mútuo e fazemos o melhor para a sociedade guarulhense”. Segundo ele, “são de extrema importância a celeridade e o bom andamento da Justiça. Sabemos que este Fórum só fica atrás do João Mendes em quantidade de processos. Vocês são verdadeiros operadores do Direito e parabenizo a todos que dedicaram a vida fazendo o máximo por Guarulhos.”

    Para encerrar a solenidade, o atual juiz diretor do Fórum de Guarulhos, Ricardo Felício Scaff, ressaltou que “o Poder Judiciário bandeirante tem sido tema de debate nacional nos órgãos da Imprensa e na sociedade. Questões como politização, gestão administrativa, gastos públicos, transparência, agilidade, informatização e várias outras estão na pauta dos jornais e em todos os encontros de magistrados. A expectativa é de que todos os questionamentos e críticas possam ser transformados em iniciativas que tragam aprimoramento ao Judiciário”.

    Estiveram presentes na cerimônia os juízes Adriana Porto Mendes, Ana Carolina Miranda de Oliveira, Beatriz de Souza Cabezas, Celia Magali Milani Perini, Gilberto Azevedo de Moraes Costa, Henrique Berlofa Villaverde, Larissa Boni Valieris, Mauro Civolani Forlin, Paulo Bernardi Baccarat, Priscila Devechi Ferraz Maia, Rafael Tocantins Maltez e Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo; o secretário de Justiça de Guarulhos, Airton Trevisan; o secretário adjunto de Assuntos Jurídicos de Guarulhos, Oswaldo Choli Filho; o presidente da OAB de Guarulhos, Eduardo Ferrari Geraldes; além de promotores de Justiça, procuradores, defensores públicos, delegados, militares, oficiais cartorários, advogados e professores.

    Sobre a comarca – Guarulhos é a segunda maior comarca do Estado e sede da 44ª Circunscrição Judiciária, à qual também pertencem as comarcas de Mairiporã, Santa Isabel e Arujá. Dados do mês de março mostram que a comarca possui 861.893 feitos em andamento. A Justiça da cidade está distribuída em sete prédios. São dez varas Cíveis, seis Criminais, seis da Família e das Sucessões, duas do Juizado Especial Cível, uma do Juizado Especial Criminal, uma de Execução Criminal, uma da Violência Doméstica, duas da Infância e da Juventude, duas da Fazenda Pública e uma vara do Júri. Conta com 641 servidores, 45 juízes e, diariamente, pelas dependências dos prédios circulam aproximadamente 3 mil pessoas. A comarca integra 1ª Região Administrativa Judiciária, que tem sede na Capital.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / RL (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP