Presidente prestigia inauguração do novo prédio da Advocacia-Geral da União

Evento reuniu autoridades de diversos setores.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou, na tarde de segunda-feira (18), da solenidade de inauguração da nova sede da Advocacia-Geral da União (AGU), localizada na Rua Bela Cintra, 657, bairro da Consolação.

        O novo prédio centralizará a estrutura da Procuradoria Regional Federal da 3ª Região (PRF3), da Procuradoria Regional da União da 3ª Região (PRU3), da Consultoria Jurídica da União em São Paulo (CJU-SP), do Escritório Avançado da Corregedoria-Geral da Advocacia da União na 3ª Região, do Núcleo Especializado em Arbitragem em São Paulo, da Escola da AGU (EAGU), da Superintendência de Administração da AGU em São Paulo e da Procuradoria Regional do Banco Central em São Paulo.

        Ao fazer uso da palavra, o ministro chefe da AGU, André Luiz de Almeida Mendonça, lembrou que as novas instalações garantirão à instituição uma economia de cerca de R$ 1 milhão por mês em aluguéis. ”O Judiciário, o Ministério Público, os Poderes Executivo e Legislativo enfrentam uma escassez de recursos públicos e a eficiência demanda um princípio prático de gestão e boa governança pública”, afirmou. ”Esses recursos podem ser investidos em outras áreas mais carentes e, ainda, garantir mais economia ao erário público”, disse. Ele também citou o exemplo do TJSP, que está priorizando a melhor gestão de seus recursos, por meio do redimensionamento da governança pública.

        Em seu discurso, o presidente Manoel de Queiroz Pereira Calças parabenizou a todos pela iniciativa e ressaltou a harmonia de cultura dos dirigentes de instituições públicas e privadas, que estão conscientes da importância da administração dos recursos do povo brasileiro com grande economicidade e responsabilidade. “A responsabilidade fiscal de todos que exercem funções públicas é a tônica de hoje, somos servidores e a autoridade é o povo”, declarou.

        Para Pereira Calças, a inauguração do novo prédio retrata a importância de uma boa gestão para otimização dos recursos públicos aplicados. “São instalações confortáveis, racionais, com boa localização, de fácil acesso, a um custo bem menor; é um exemplo que deve ser enfatizado porque não é lugar-comum, é uma tomada de consciência”, ressaltou.

        O presidente citou, ainda, a redução de custos no âmbito do Poder Judiciário durante sua gestão. “Desde meu primeiro dia na Corregedoria Geral de Justiça e agora, na Presidência do Tribunal, tomei como meta a redução de despesas e a aplicação racional dos recursos pagos pelo povo ao recolher tributos à União, Estados e Municípios. Temos que ser implacáveis nessa linha de conduta”, concluiu.

        A cerimônia contou com a presença das presidentes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Therezinha Cazerta, e do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério; do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila; da corregedora-geral da AGU, Vladia Pompeu da Silva; do procurador-geral federal, Leonardo Silva Lima Fernandes; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, além de advogados, procuradores e servidores.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP