Comunicação Social

Notícia

“Deusa da Justiça” embeleza entrada do Fórum da Barra Funda

Policial militar é o criador da obra de arte.

    Desde sexta-feira (10), quem entra pela porta principal do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, mais conhecido como “Fórum da Barra Funda”, será recepcionado pela escultura da “Deusa da Justiça”. O autor da peça é o artista plástico Joaquim de Lima Sales, um cabo da Polícia Militar de São Paulo de 46 anos e inegável talento. Integrante da corporação há 15 anos, Sales começou a desenvolver sua habilidade para as artes bem antes disso, há 25 anos. Durante esse período criou dezenas de peças espalhadas pelo país, algumas expostas até no exterior, como em Veneza, na Itália. Tendo a Justiça como inspiração predominante, Joaquim Sales tem obras que foram presenteadas para dois ministros do Supremo Tribunal Federal: Alexandre de Moraes, que foi agraciado com uma escultura de Sales pela promotora Carmen Pavão, e a ex-presidente da Corte, ministra Carmen Lúcia, que recebeu uma obra entregue pela juíza Tatiane Moreira Lima, do próprio Fórum da Barra Funda.

    O diretor do fórum criminal e titular da 5ª Vara de Execuções Criminais, juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, conheceu Sales há alguns anos, oportunidade em que o policial se apresentou também como artista plástico. A revelação despertou a curiosidade de Sorci em conhecer o trabalho do policial-artista. “A real intenção que culminou com a inauguração de hoje é trazer mais harmonia e leveza ao ambiente sisudo e muitas vezes até pesado, que caracteriza o cotidiano do fórum criminal, onde convivem policiais militares, promotores, magistrados, servidores e a população em geral”, afirmou o diretor.

    Prestigiaram a solenidade de entrega da obra de arte ao fórum criminal juízes, promotores, defensores públicos, servidores e público em geral.

 

    Comunicação Social TSJP – RP (texto) / KS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP