Comunicação Social

Notícia

TJSP participa de conferência com ministro Lewandowski

Evento aconteceu no anfiteatro da Uninove.

 

    O Tribunal de Justiça de São Paulo participou hoje (10) da conferência “Direito na era da globalização”, proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Enrique Ricardo Lewandowski, nas dependências da Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Vergueiro, na Capital. A juíza substituta em 2º grau e juíza do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Claudia Lucia Fonseca Fanucchi, esteve presente ao evento, representando o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.

    A abertura dos trabalhos ficou a cargo do reitor da Uninove, Eduardo Storopoli, e do diretor do Programa de Mestrado em Direito, André Lemos Jorge. O ministro Lewandowski discorreu sobre como a globalização e as frequentes e velozes mudanças na sociedade levam à alteração do Direito. “A globalização traz a necessidade de equacionamento mundial dos problemas, como o desmatamento, por exemplo, que se tornou um assunto global, e o Direito deve contemplar estas questões em sintonia com o mundo moderno”, disse o ministro.

    Citando Aldous Huxley, George Orwell e Zygmunt Bauman, Lewandowski falou sobre os aspectos negativos do mundo globalizado, tais como perda das referências sociais e morais, fake news e pós-verdade. Também apontou um visível processo de “desglobalização”, com a ascensão de movimentos nacionalistas, governos populistas, corrida armamentista e desrespeito continuado dos direitos humanos, afirmando que o Direito deve trazer “um novo enfoque aos direitos fundamentais”.

    Participaram também o desembargador Silmar Fernandes, que integra o TRE-SP e representou o presidente da instituição; o ex-presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini; o ex-presidente do TRE-SP; desembargador Mário Devienne Ferraz; a desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Marcelo Benacchio, representando o corregedor-geral da Justiça paulista; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho; os magistrados do TRE Marcelo Vieira de Campos e Maurício Fiorito; a juíza da 25ª Vara Cível, Renata Mota Maciel Madeira Dezem; o professor Gabriel Chalita; juristas; alunos e convidados.

 

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP