Comunicação Social

Notícia

Ministro Lewandowski profere aula magna do curso de Direito Eleitoral e Processual Eleitoral da EPM

Curso é promovido em parceria com a EJEP.

 

    Com a aula “A democracia na pós-modernidade”, proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Enrique Ricardo Lewandowski, teve início ontem (11), na Escola Paulista da Magistratura (EPM), o 5º Curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, promovido em conjunto com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP).

    A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, que agradeceu a participação do palestrante e o trabalho do coordenador e dos professores assistentes do curso, lembrando que é iniciativa das “escolas coirmãs” EPM e EJEP e é o único curso de pós-graduação lato sensu de Direito Eleitoral no Estado.

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e diretor da EJEP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, também agradeceu ao palestrante, ao coordenador e aos professores, bem como ao diretor da EPM e demais autoridades presentes. Ele deu as boas vindas aos alunos e enfatizou o sucesso das cinco edições do curso.

    O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, saudou as autoridades presentes, em especial o palestrante, e ressaltou a qualidade do curso. “A EPM tem uma série de cursos de pós-graduação que são reconhecidamente tidos como os melhores do País e contam com os melhores professores, mas um curso com aula magna prolatada pelo ministro Ricardo Lewandowski representa um nível raríssimo”, frisou.

    Em sua exposição, Ricardo Lewandowski apresentou um panorama sobre as mudanças sociais ocorridas na pós-modernidade, especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial, destacando aspectos como o imediatismo, o hedonismo, o consumismo, o niilismo e o sectarismo; a segmentação em grupos efêmeros, preferencialmente virtuais; e a fragilidade, impessoalidade e pragmatismo das relações interpessoais. Salientou também os efeitos da comunicação instantânea na absorção de modismos e na difusão de fake news.

    O ministro também discorreu sobre a globalização e suas consequências e mencionou a chamada “desglobalização”, caracterizada pela adoção de medidas protecionistas, regressivas e isolacionistas por alguns países, ponderando que agravam o desemprego, a pobreza e a exclusão social e propiciam o surgimento de lideres populistas.

    Por, fim citou Norberto Bobbio no livro A era da democracia, afirmando que democracia hoje significa concretizar os direitos fundamentais, em todas as suas dimensões. “Esse é o papel dos juízes: dar efetividade aos direitos fundamentais plasmados na Constituição e nos tratados internacionais com rigor e destemor, porque não somos órgãos do aparelho repressivo do Estado, somos guardiões dos direitos fundamentais. E aos juízes eleitorais compete dar condições para que a vontade do povo possa se exprimir com a mais absoluta liberdade e transparência”, concluiu.

    A mesa de trabalhos foi composta também pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, e pelo juiz Richard Pae Kim, coordenador do curso.

    Participaram também da aula magna o desembargador do TJSP e integrante do TRE/SP Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; os juízes do TJSP e também integrantes do TRE/SP Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, Vitor Gambassi Pereira (assessor da Presidência do TRE/SP) e Walter Godoy dos Santos Junior; os juízes do TRE/SP da classe jurista José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro e Marcelo Vieira de Campos; e o conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Geraldo Agosti Filho, entre outras autoridades e convidados.

 

    Comunicação Social TJSP – MA (texto e fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP