Comunicação Social

Notícia

Nupemec apresenta resultados da mediação e conciliação em 2018

“Empresa Amiga da Justiça” promoveu 725 mil acordos.

 

        O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça de São Paulo apresentou o Info Nupemec 2018, que compila os resultados obtidos no ano passado. 190.829 casos foram solucionados por meio da conciliação ou mediação nos 269 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Estado (Cejusc).

        Do total, 115.889 acordos foram na área de Família e 74.353 na área Cível até dezembro de 2018, somados os casos processuais quanto pré-processuais. Apenas na Semana Nacional da Conciliação foram firmados 10.296 acordos, o que levou o TJSP a ser um dos três vencedores do Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no critério "Total de Acordos realizados durante a XIII Semana Nacional da Conciliação".

        Entre os destaques de 2018 também estão os expressivos resultados obtidos no âmbito do Programa Empresa Amiga da Justiça, no qual companhias se comprometem a implantar políticas institucionais que visem à melhoria da comunicação com seus clientes e a desenvolver projetos para aumentar a quantidade de acordos judiciais e extrajudiciais. No ano, as 27 empresas e oito parceiros institucionais alcançaram um total de 725.717 acordos e encerraram 90.246 processos. Segundo o coordenador do Nupemec, desembargador José Carlos Ferreira Alves, isto se deve à adoção “de uma cultura de paz, que veio substituir aquela da litigiosidade, aquela puramente adversarial que era utilizada para a solução de seus conflitos”.

        Em sua mensagem, o coordenador também agradeceu à direção do Tribunal de Justiça, aos servidores do Núcleo, aos magistrados e funcionários que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e aos conciliadores e mediadores.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Nupemec (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP