Comunicação Social

Notícia

Estagiários do programa Jovem Aprendiz participam de visita monitorada no Palácio da Justiça

Primeira turma conta com 14 jovens provenientes de abrigos.

O Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu, nesta quinta-feira (7), participantes do "Projeto Jovem Aprendiz", que iniciarão estágio nos fóruns Central e de Santo Amaro. Como ponta-pé do programa, fruto de parceria entre o TJSP e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), foram escolhidos 14 adolescentes, entre 14 e 17 anos, provenientes de abrigos. O presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, fez questão que a primeira turma tivesse esse perfil e que todos fossem recebidos no Salão do Júri para participar de visita monitorada pelo prédio. A juíza assessora da Presidência Tatiana Magosso acompanhou o passeio, deu orientações aos futuros estagiários e falou sobre a instituição.

Os jovens conheceram mais sobre o TJSP, sua composição, o que é ser servidor público, carreiras jurídicas, números da Justiça, entre outras informações. A magistrada contou um pouco da própria história, relatou dificuldades pelo caminho e disse que grandes carreiras começam pela valorização dos passos iniciais, seja o primeiro emprego ou primeiro estágio. “Considerem esse momento como o tijolinho número 1 na construção da vida profissional de vocês. Temos juízes e desembargadores que chegaram aqui através de um antigo programa, semelhante a esse, o Menor Colaborador Eventual. Ontem foram eles, amanhã serão vocês.”

Um dos participantes é haitiano. Atualmente com 17 anos, saiu da cidade de Marchand Dessalines em 2010, junto com o pai e quatro tios, após terremoto que resultou em 250 mil mortes e mais de 85 mil desabrigados pelo país. Ano passado, mudou para um abrigo da cidade e agora está na primeira turma de aprendizes do TJSP. Ele vê o projeto como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e o início de uma nova etapa: “A partir de agora, espero paz”.

Na passagem pela biblioteca do Palácio, uma das adolescentes pediu para tirar foto ao lado dos livros: “Sou apaixonada por livros. Quando eu tiver minha casa, montarei uma biblioteca com livros que já li e outros que ainda lerei". "Temos muitos exemplos de sucesso, como os que a juíza falou. Devemos abraçar as oportunidades que a vida nos dá”, completou.

Outro aprendiz contou que morava com os pais, que se separaram quando ele tinha nove anos. Após um período vivendo com a mãe, seguiu para um abrigo. Durante a visita, disse acreditar que a experiência no Tribunal irá desenvolvê-lo profissionalmente e falou ter notado a importância de aprofundar os estudos daqui para frente: “Depois das explicações sobre carreiras jurídicas e concursos públicos, percebi que terei muito a estudar nos próximos anos”, concluiu o adolescente, que pretende entrar para o Centro de Operações Especiais (COE), unidade de elite da polícia.

Os participantes foram selecionados pela Comissão de Acompanhamento do Projeto Jovem Aprendiz, composta por magistrados e servidores. Entre os setores que receberão os jovens estão unidades cartorárias, administrativas e gabinetes de magistrados. A próxima etapa será uma oficina de educação financeira infantil, promovida pela Fundação da Fraternidade Judiciária, e, na sequência, uma palestra sobre postura e comportamento, ministrada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). O começo efetivo do estágio está marcado para a próxima terça-feira (12). Sobre a data, o adolescente do Haiti resumiu: "Este novo passo da nossa vida também representa liberdade".

 

Projeto Jovem Aprendiz

O programa foi desenvolvido pelo CIEE e Ministério do Trabalho. Empresas que necessitam cumprir a cota social, mas cujos espaços não o permitem, podem financiar as bolsas para que os jovens prestem serviços em outros lugares. A primeira parceria do TJSP é com a Unicharm, que fornecerá bolsas de R$ 970, plano de saúde e auxílio transporte. Os aprendizes cumprirão carga horária de seis horas diárias, em quatro dias da semana, sendo um quinto dia dedicado à capacitação e ao aperfeiçoamento contínuo desses jovens.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP