Comunicação Social

Notícia

Ministro da Previdência visita Tribunal de Justiça

O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, visitou hoje (14/11) o Tribunal de Justiça, onde foi recebido em audiência pelo vice-presidente, desembargador Caio Canguçu de Almeida, no exercício da Presidência, e pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Gilberto Passos de Freitas.
No encontro, o ministro comunicou aos magistrados a firme intenção de sua pasta em cumprir as sentenças judiciais de casos repetidos, em que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Ministério da Previdência, seja réu. Nestes processos, aos milhares no Estado de São Paulo, reiteradas decisões  acabaram por firmar jurisprudência no Tribunal de Justiça.  
A medida agilizará a tramitação processual nas comarcas onde não há varas da Justiça Federal e este tipo de demanda então, por determinação constitucional (Art. 109, § 3º), é julgada pela Estadual.
Mais do que isso, conforme relatou o ministro na audiência, assistida também pelo desembargador Rui Stocco, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, o Ministério pretende estabelecer acordos com os trabalhadores antes mesmo do ajuizamento de ações, quando se tratarem de casos iguais aos já julgados.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP