Comunicação Social

Matérias Especiais

PJ de Serra Negra faz campanha para combate ao uso de bebidas alcoólicas

        Em Serra Negra, crianças e adolescentes são alertados para os malefícios do consumo

        Em tempos de Lei Seca e suas consequências, casos e mais casos exibidos na mídia de grande circulação, proibição de venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade, efeitos destruidores sobre famílias inteiras e jovens inexperientes, o Poder Judiciário de Serra Negra – preocupado com as práticas cada vez mais costumeiras entre os jovens, aplica os princípios do art. 227 da Constituição Federal: “É dever da família, da sociedade e do Estado, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”



        De que jeito? Na comarca, os envolvidos com o projeto encerraram, na última sexta-feira (29), a campanha preventiva, promovida durante o primeiro semestre deste ano, de combate à venda e ao uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. A iniciativa partiu do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Carlos Eduardo Silos de Araujo, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Durante esse período, o magistrado realizou palestras em escolas públicas e particulares alertando sobre os efeitos prejudiciais causados pelo uso de álcool e drogas, quaisquer que sejam elas.



        Há pouco, a imprensa divulgou resultados de estudos de pesquisadores britânicos que são taxativos: jovens que começam a beber antes dos 15 anos têm mais probabilidade de desenvolver o alcoolismo na vida adulta. Por que isso? Dizem eles: “O cérebro dos adolescentes se programa para ligar o álcool ao prazer. Os jovens entram no vício em decorrência de vários fatores: influência de amigos, fugas de problemas, pressões por resultados, ambiente familiar favorável ao consumo, entre outras causas. De verdade mesmo, pouco importa o motivo que faz a criança ou o adolescente desenvolver o hábito de beber. O que importa é que o alcoolismo é uma doença que possui fatores genéticos, psicológicos e sociais e os prejuízos são muitos. 



        Diante desses alertas, o trabalho em Serra Negra objetivou o estimulo à participação dos alunos, entre 9 e 12 anos, em um concurso, organizado pelo Judiciário e o Conseg, para premiar um cartaz sobre o tema. A aluna vencedora ganhou um netbook e os outros concorrentes também receberam prêmios de honra ao mérito.



        Segunda instância também se integrou - A solenidade de premiação contou com a participação do desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, que também falou sobre a necessidade de se combater o uso de drogas e bebidas alcoólicas. Os integrantes da primeira instância como o juiz da 1ª Vara, Fabrício Reali Zia, e a promotora de Justiça, Thais Vasconcelos Sepúlveda, também prestigiaram a iniciativa. Os Poderes Executivo e Legislativo não deixaram de prestigiar. Lá estavam o prefeito de Serra Negra, Antonio Luigi Italo Franchi, e o presidente da Câmara, Demetrius Italo Franchi.



        Após a premiação, todos – juntamente com pais, crianças e população – saíram em caminhada pela região central da cidade para dar início à colagem dos cartazes, que foram produzidos no concurso, em estabelecimentos comerciais. Como são muitos e a trabalho deve ser feito de forma adequada e pertinente, o Conselho Tutelar da cidade e a prefeitura estão responsáveis pela distribuição em todos os estabelecimentos comerciais da cidade.

        NR1: No último dia de cada mês, o GACS publica notícia diferente do padrão técnico-jurídico-institucional.



        NR2: Participe. Envie sugestões de pauta sobre magistrados e servidores do Poder Judiciário para o e-mail da Comunicação Social.
 

        Comunicação Social – RP / RS (texto) / Arquivo Serra Negra (fotos)



        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP