Comunicação Social

Não se Cale! - 2023


Cartazes

 
 
 

Material de Divulgação


Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Campanha Não se Cale! 2023. Bullying não é legal e é problema de todos nós. Abaixo, ilustração de uma garota triste, e à sua volta diversas pessoas ignorando-a.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Sinais de que alguém esteja sofrendo bullying: Sinais de agressão, como machucados e hematomas; Recusa em frequentar a escola; Diminuição do rendimento e das notas; Baixa autoestima e isolamento; Ansiedade; Agressividade. Ao lado, ilustração de um garoto encolhido.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Tipos de bullying. Verbal: insultos, xingamentos, apelidos pejorativos e preconceituosos. Sexual: assédios e abusos. Psicológico: perseguições, manipulações, chantagem, discriminação, intimidação e ameaças. Ilustração de diversas mãos apontando os dedos em sinal de acusação.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Tipos de bullying. Físico: agressões e ações com contato físico. Social: disseminação de boatos, mentiras e acusações, ignorando, isolando e excluindo a vítima. Cyberbullying: perseguição, humilhação, intimidação, agressão e difamação nas redes sociais e aplicativos de mensagem, por exemplo. Ilustração de computador e celular com sinais simbolizando xingamentos.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Alerta aos responsáveis. Cuidado com o sharenting! O que é? É o compartilhamento excessivo de fotos, vídeos, rotina e informações sobre os filhos nas redes sociais. A prática pode gerar riscos à criança e ao adolescente e torná-los alvo de criminosos ou de cyberbullying, além de potencialmente violar sua privacidade. Ilustração de postagem em rede social de uma criança acariciando um cachorro.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Bullying não é brincadeira. Não se cale! Proteja nossas crianças e adolescentes. Ao lado, figura do ursinho de pelúcia, símbolo da campanha. Encerra-se com o logotipo da Coordenadoria da Infância e da Juventude e redes sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo @tjspoficial.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Campanha Não se Cale! 2023. Bullying não é legal e é problema de todos nós. Saiba identificar. Abaixo, ilustração de um garoto triste sendo xingado por outro.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Vítima: Ignorar não é a solução. Não fique em silêncio. Peça o apoio da família, dos amigos e da escola. Não se cale, denuncie! Você não tem culpa: violência e perseguição não precisam de motivo. Todo mundo merece respeito! Registre tudo, principalmente se as agressões forem pela internet. Ao lado, ilustração de uma garota no centro de um alvo.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Você pratica bullying? Nem toda brincadeira tem graça, pode fazer com que o alvo se sinta exposto, desrespeitado e envergonhado. Saiba parar. Peça desculpas: reconhecer o erro é o primeiro passo. Ao lado, ilustrações de dois emojis, um com um sorriso maldoso e outro de “deslike”.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Consequências existem! Perseguição, humilhação, insultos e preconceito podem ser punidos com a lei. Sendo o agressor menor de idade, a reparação pelos danos morais e materiais será de seus responsáveis (artigo 932, inciso I e II, Código Civil). Ilustração de megafone e raios.

Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Discriminação é crime! Excluir ou humilhar em razão de gênero, raça, orientação sexual ou religião pode gerar punições civis e criminais. A denúncia pode ser feita no disque 100 ou diretamente na delegacia ou Ministério Público. Ao lado, ilustração de um escudo com a balança da justiça.



Não se Cale! – 2022


Cartazes

 
 

Material de Divulgação


Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Fundo branco com diversas manchas de tinta rosa, azul, preto e amarelo. Ao centro, o título da campanha “Não se Cale!” e, ao lado, a ilustração de um megafone. 18 de maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Denuncie, disque 100. Encerra-se com a ilustração de um ursinho de pelúcia.


Material de divulgação

#ParaTodosVerem: foto de uma mão segurando um ursinho de pelúcia. Abaixo, o texto: assédio sexual é o comportamento de caráter sexual a fim de perturbar ou constranger. Abuso sexual verbal são conversas com conteúdo sexual, com intuito de despertar interesse ou incômodo na criança ou adolescente.


Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Texto: ligações obscenas é um tipo de abuso sexual verbal. Ao lado, foto de um celular tocando. Exibicionismo é o ato de mostrar os órgãos genitais ou se masturbar na presença de criança ou adolescente. Ilustração de uma mão dando a entender que vai tocar em algo.


Material de divulgação

#ParaTodosVerem: Ilustrações de megafone e ursinho cobrindo os próprios olhos com as mãos. Texto: voyeurismo é observar atos ou órgãos sexuais alheios sem consentimento. Grooming é aliciar menores na internet para benefícios sexuais.

Vídeo

Campanha Não Se Cale – Depoimento especial

Não se Cale! – 2020/2021

Cartaz


Material de Divulgação

#ParaTodosVerem: foto de parte de uma mão segurando ursinho de pelúcia pelo braço, e texto: assédio sexual é o comportamento de caráter sexual a fim de perturbar ou constranger. Abuso sexual verbal são conversas com conteúdo sexual, com intuito de despertar interesse ou incômodo na criança ou adolescente.


#ParaTodosVerem: foto de ursinho de pelúcia com as mãos nos olhos e texto: ligações obscenas é um tipo de abuso sexual verbal. Exibicionismo é o ato de mostrar os órgãos genitais ou se masturbar na presença de criança ou adolescente.


#ParaTodosVerem: foto de ursinho de pelúcia sentado, com as mãos no rosto e texto: voyeurismo é observar atos ou órgãos sexuais alheios sem consentimento. Grooming é aliciar menores na internet para benefícios sexuais.


#ParaTodosVerem: foto de ursinho de pelúcia e texto: estupro de vulnerável. Praticar conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos. Ato libidinoso é todo ato de cunho sexual como passar a mão, se esfregar, beijar etc.

Vídeos

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 1
Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 2
Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 3
Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 4
Campanha contra abuso e violência infantil – Vídeo 5

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP