COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

Constelações Familiares começam a ser aplicadas no fórum de Ribeirão Preto

O Anexo da Violência da Mulher e da Família da Comarca de Ribeirão Preto passou a adotar a técnica das Constelações Familiares para auxiliar as famílias que possuem processos em andamento a resolverem seus conflitos. Trata-se de uma nova vertente proporcionada ao Judiciário brasileiro pelo Direito Sistêmico. A técnica considera que, ao nascer, uma pessoa traz consigo muito mais do que apenas sua herança genética e, muitos dos conflitos vivenciados no momento atual, estão ligados a questões familiares.

"Por meio deste método o autor e a vítima conseguem entender melhor seu papel na família. Os filhos e outras pessoas daquele núcleo familiar também são convidados a participar das sessões, fato que não é permitido na tramitação de um processo normal", ressalta a juíza Carolina Moreira Gama, responsável pelo Anexo.

Os encontros são mensais e uma nova sessão será realizada no dia 10 de maio. As famílias são convidadas a se submeter a este novo método, como forma de solucionar suas questões, sem litígios, independente do resultado do processo criminal. Segundo a magistrada a experiência tem trazido resultados muito satisfatórios às famílias em conflito.

"Por meio das Constelações nós analisamos as questões familiares de forma muito mais profunda, auxiliando as partes envolvidas a identificarem suas verdadeiras funções dentro da família. Ajudamos a?s pessoas a mergulhar fundo em suas histórias para entender quais as causas e não apenas os efeitos daquele conflito atual", explica a advogada Janice Grave Pestana Barbosa, coordenadora da equipe e facilitadora em constelações familiares.

Completam a equipe da Oficina de Direito Janice Grave Pestana Barbosa, Fátima Gallo, Fátima Aparecida Spanó, Connie Franchi Prado, Rosa Silvestre, Gutemberg Fernandes e Mirian Carneiro.

Comunicação Social TJSP – GA (texto)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP